Foto: SP Invisível
Foto: SP Invisível

Artistas e Designers Indígenas

com Edson Kayapó, Kuiaiu Yawalapiti e Moara Tupinambá.

Pinheiros

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Múltiplo Uso - 3º andar

Inscrições no local.

Datas e horários

De 15/06 a 16/06

Quinta

Dia 15, de 10h às 12h30

Quinta

Dia 15, de 14h às 16h

Sexta

Dia 16, de 10h às 12h30

Sexta

Dia 16, de 14h às 16h

Foto: SP Invisível
Foto: SP Invisível

Encontros e oficinas com artistas indígenas para discutir a produção artística contemporânea e a Lei 11.645, que inclui o ensino de história e cultura indígena nas escolas.

> Dia 15/06, das 10h às 12h30
Oficina | Grafismos e resistência no Alto Xingu.
Com Kuiaiu Yawalapiti, nascida no Alto Xingu. Kuiaiu apresentará nessa oficina teórico-prática os grafismos do Alto Xingu e seus significados para a cultura dos povos que compõe o sistema alto xinguano. Conduzirá também um exercício prático com o público presente.

> Dia 15/06, das 14h às 16h
Oficina | Design gráfico para indígenas e aliades
Com Moara Tupinambá, artista visual, designer e ativista das causas do povo tupinambá, natural de Mairi (Belém do Pará). Sua poética percorre cartografias da memória, identidade, ancestralidade, resistência indígena e pensamento anticolonial. Recentemente lançou o livro O sonho da Buya-wasú.

> Dia 16/06, das 10h à 12h30
Palestra | As artes indígenas como práticas ancestrais 
Com Edson Kayapó
, do povo Mebengokré, nascido no estado do Amapá. É ativista do movimento indígena, doutor em Educação pela UFMG e curador de Arte Indígena no MASP. Na palestra, será abordada a diversidade de povos e suas expressões artísticas vinculadas ao cotidiano e às suas cosmovisões, promovendo a discussão sobre as possibilidades dos diálogos interculturais no campo das artes.

> Dia 16/06, das 14h às 16h
Oficina | Grafismo Kayapó-Mebengokré
Com Edson Kayapó. Focada na produção do grafismo do povo Kayapó-Mebengokré, a oficina apresentará as formas e significados, bem como as técnicas de produção do grafismo Kayapó-Mebengokré, uma prática milenar envolvida num ritual amplo. Haverá a demonstração de todo o processo de preparação da tintura e da técnica de aplicação do grafismo no corpo e na tela.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.