Data e horário
De 15/02 a 15/02
“Fique comigo”, de Ayòbámi Adébáyò
No romance Fique comigo, a autora nigeriana Ayòbámi Adébáyò dá voz a marido e esposa enquanto eles contam a história de seu casamento – e as forças que ameaçam destruí-lo. Yejide e Akin se apaixonaram na faculdade e logo se casaram. Apesar de muitos terem esperado que Akin tivesse várias esposas, ele e Yejide sempre concordaram que o marido não seria poligâmico. Porém, após quatro anos de casamento – e de se consultar com médicos especialistas em fertilidade e curandeiros, tomar chás estranhos e buscar outras curas improváveis -, Yejide não consegue engravidar. Um romance eletrizante e de enorme poder emocional, Fique Comigo não apenas debate as questões familiares da sociedade nigeriana, como também demostra com realismo as mazelas e as dificuldades políticas enfrentadas pela população desse país nos anos 1980. No entanto, acima de tudo, o livro faz a pergunta: o quanto estamos dispostos a sacrificar em nome da nossa família?
As muitas Áfricas inscritas no feminino
A partir de narrativas produzidas por escritoras africanas, quatro encontros buscam motivar e criar uma comunidade de leitores interessados em conhecer a história e a cultura africanas, quebrando paradigmas e possibilitando a construção de laços de troca de conhecimentos e cultura através do espaço crítico e reflexivo. Em cada um desses encontros, será feita uma breve apresentação da autora em relação à sua vivência cultural e histórica (contexto histórico do romance) e, em seguida, será analisada a obra, trazendo para o debate as questões ligadas à vivência das personagens femininas.
Serão analisadas quatro obras de escritoras provenientes de diferentes países da África: Fique comigo (2017), da nigeriana Ayòbámi Adébáyò; Mutilada (2006), da senegalesa Khady Koita; Mulher de Pés Descalços (2007), da ruandesa Scholastique Mukasonga; O Alegre Canto da Perdiz, da moçambicana Paulina Chiziane (2008).
Providence Bampoky
Possui Graduação em Licenciatura em Letras Português/Francês pela Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar UCAD/Senegal, Mestrado Es Lettres D´Enseignement/ Section Portugais pela mesma instituição. Mestra em Letras Teoria e Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP/ Campus São José do Rio Preto), com ênfase em História, Cultura e Literatura. Doutoranda em Teoria e História Literária no Instituto de Estudos da Linguagem, na Universidade de Campinas (IEL / UNICAMP). Foi Integrante do projeto África na Literatura (financiado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo).
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