Foto: divulgação
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As muitas Áfricas inscritas no feminino: O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane

Com Providence Bampoky

Biblioteca: entre palavras e mundos

Santos

A14

atividade presencial

Grátis

Local: Biblioteca

Data e horário

De 22/02 a 22/02

22/02 • Sábado • 11h00
Foto: divulgação
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“O alegre Canto da Perdiz”, de Paulina Chiziane
Publicado em 2008, O alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane apresenta um retrato poderoso e peculiar da sociedade moçambicana no período colonial. Mais uma vez, a questão do feminino e a sua relação com os momentos da história do país torna-se o eixo norteador da narrativa. Assim, percebe-se nela uma constante desvalorização do corpo negro feminino, o que condiciona as mulheres negras a uma dupla marginalização potencializada por esses demarcadores sociais (mulher/negra). No bojo dessa questão, a narrativa conflui sofrimento e misticismo, de modo a evidenciar uma estrutura social maculada pela violência de um sistema opressor que deixou traumas difíceis de serem esquecidos.

As muitas Áfricas inscritas no feminino
A partir de narrativas produzidas por escritoras africanas, quatro encontros buscam motivar e criar uma comunidade de leitores interessados em conhecer a história e a cultura africanas, quebrando paradigmas e possibilitando a construção de laços de troca de conhecimentos e cultura através do espaço crítico e reflexivo. Em cada um desses encontros, será feita uma breve apresentação da autora em relação à sua vivência cultural e histórica (contexto histórico do romance) e, em seguida, será analisada a obra, trazendo para o debate as questões ligadas à vivência das personagens femininas.

Serão analisadas quatro obras de escritoras provenientes de diferentes países da África: Fique comigo (2017), da nigeriana Ayòbámi Adébáyò; Mutilada (2006), da senegalesa Khady Koita; Mulher de Pés Descalços (2007), da ruandesa Scholastique Mukasonga; O Alegre Canto da Perdiz, da moçambicana Paulina Chiziane (2008).

Providence Bampoky
Possui Graduação em Licenciatura em Letras Português/Francês pela Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar UCAD/Senegal, Mestrado Es Lettres D´Enseignement/ Section Portugais pela mesma instituição. Mestra em Letras Teoria e Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP/ Campus São José do Rio Preto), com ênfase em História, Cultura e Literatura. Doutoranda em Teoria e História Literária no Instituto de Estudos da Linguagem, na Universidade de Campinas (IEL / UNICAMP). Foi Integrante do projeto África na Literatura (financiado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo).

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