Foto: Mirella Ghiraldi
Foto: Mirella Ghiraldi

Ateliê de Mulheres Artistas de Sorocaba

Com Larissa Teles, Nega Mai, Maltrapilha e Lígia Mazzer, mulheres artistas da cidade

Mulheria

Sorocaba

A16

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Retirada de senhas 1 hora antes.

Data e horário

De 12/03 a 02/04

Quarta

Às 19h.

Foto: Mirella Ghiraldi
Foto: Mirella Ghiraldi

Celebrando a existência das mulheres artistas da cena sorocabana, convidamos algumas delas para compartilhar suas técnicas e seu trabalho com o público. A cada semana, uma técnica diferente será ensinada, perpassando por pintura, retrato, colagem e fotografia.
 

Dia 12/3 | A proposta será entender os processos e diferença de tipos de tinta para entender melhor a tinta acrílica. Aplicações de luz e sombra básicos. Aplicação e execução das ideias.  

Com Larissa Teles. Nascida e criada no abc paulista, hoje residente em Sorocaba, conta sua história na arte visual por meio de suas vivências, trocas e ideais. 

 

Dia 19/3 | Será contado um pouco sobre o processo de criação da artista, que são autorretratos feitos com carvão vegetal e então, partir para a prática.
As pessoas participantes poderão desenvolver seus próprios desenhos de observação usando espelho e carvão como técnica para o desenho.   

Com Lígia Mazzer. Artista visual e educadora independente, residente em Pilar do Sul-SP. É licenciada em arte educação pela UNISO. Seus principais temas de trabalho e pesquisa estão relacionados a observação, técnicas do desenho, figura humana e experimentações de registro em cadernos de desenho. Desde 2014 ministra oficinas em espaços independentes, ateliês e em projetos de lei de incentivo. Uma das Idealizadoras da feira de arte beco do inferno na cidade de Sorocaba e participante de outras feiras que acontecem no município. Atualmente é educadora e gestora do ateliê Martins Mazzer na cidade de Pilar do Sul, que atende alunos de todas as idades e explora as diversas técnicas das artes visuais.

 

Dia 26/3 | Oficina de fotografia documental, propõe apresentar a fotografia como instrumento para registrar lugares, pessoas, eventos e demais acontecimentos, buscando capturar a realidade de maneira autêntica e verdadeira, e assim, documentando momentos e contribuindo para a preservação da história e conscientização em casos de relevância social. Para isso, serão apresentadas técnicas de composição, iluminação e edição, bem como habilidades não técnicas como a de observação e de exercício da paciência. Após a apresentação teórica, será proposta uma saída fotográfica nas ruas do entorno do Sesc, a fim de registrar/documentar a atividade local.    

Com Élid Gaem (Maltrapilha). Sorocabana da Zona Leste. Fotógrafa-amadora-artista-aspirante. Graduada em jornalismo, descobriu o amor por contar histórias e na fotografia encontrou a narrativa perfeita. Tem como inspiração a rua e as histórias e artes que nascem dela.

 

Dia 2/4 | A oficina tem como objetivo dialogar sobre a obra da Carolina Maria de Jesus “Dá-me as rosas” e a realização de desenhos e colagens de flores com imagens da autora. 

Com Maiara Neves. Vulgo nega Mai, é uma mulher preta que utiliza a arte como uma ferramenta de cura e de afeto. Através dos desenhos das flores, presta homenagem a sua maior referência, Carolina Maria de Jesus. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.