Ateliês de Cuidado (foto: divulgação)
Ateliês de Cuidado (foto: divulgação)

Ateliês de Cuidado

Com Amanda e Mirela Estelles

Pinheiros

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Múltiplo Uso (3º andar)

Data e horário

De 06/08 a 27/08

Sábado

Sábados, das 15h às 16h

Ateliês de Cuidado (foto: divulgação)
Ateliês de Cuidado (foto: divulgação)

Os Ateliês de Cuidado são voltados para a inserção da primeiríssima infância em dispositivos de cultura e ambientes coletivos. Um convite para toda a família e suas redes de apoio e cuidado: mães, pais, irmãos, irmãs, tios e tias, avôs e avós, cuidadores/as etc são bem-vindos/as. Sob o olhar da arte educação e da psicanálise, dispõe-se aos pequenos ambientes propícios para o desenvolvimento físico, psíquico, emocional e social por meio do livre brincar, dos livros e histórias.

Realizados por Amanda e Mirela Estelles, os ateliês se desdobrarão em diferentes encontros durante os sábados de agosto, sempre às 15h, com diferentes abordagens (contação de histórias, músicas, brincadeiras mediadas, livre brincar, leitura, exploração sensorial etc.):

 

PROGRAMAÇÃO

06/08
Lê Bebê (com Amanda e Mirela Estelles)

As histórias e os livros viram brinquedos nas mãos, nos olhos e nos ouvidos dos bebês. São excelentes maneiras de aproximar adultos e crianças de todas as idades. Por isso, convidamos aqueles que têm bebês na família a virem ler e ouvir histórias num ambiente propício para o encontro e a livre exploração de um acervo super especial. Uma ótima oportunidade de estar junto e começar a gostar de ler e ouvir histórias!

13/08
Cantos, contos e brincadeiras (com Mirela Estelles)

A partir de histórias, músicas e brincadeiras tradicionais da infância, as crianças pequenas e os adultos são convidados a participar das narrativas de forma lúdica e interativa.

20/08
Convite para brincar: natureza aqui dentro (com Amanda e Mirela Estelles)

A natureza nos convida à contemplação, mas nestes encontros o convite é para a brincadeira livre com elementos tão ricos em cores, formas e texturas. Junto com os adultos, as crianças poderão experimentar um pouquinho da natureza dentro do ateliê. Vem brincar!

27/08
Histórias brincadas (com Mirela Estelles)

As histórias e brincadeiras trazem como elemento central o esconder, ação que nos acompanha em todas as etapas da vida desde que saímos da barriga da nossa mãe e aparecemos para o mundo, ávidos em descobri-lo.

 

Mirela Estelles é educadora e contadora de histórias, fomenta em suas práticas a cultura da infância, por meio de narrativas, músicas e brincadeiras para todos os públicos. Com experiência em educação, formação cultural, arte e infância, desenvolve projetos culturais e educativos em escolas, livrarias, bibliotecas, museus e espaços culturais. Atualmente coordena o Educativo do MAM São Paulo, onde atua desde 2009 e idealizou a Semana da Cultura Tradicional da Infância (2012), o Festival Corpo Palavra (2021) e estruturou o programa Família MAM com narrações de histórias simultâneas em português e Libras (2011), que originou o projeto Histórias para Ver e Ouvir.

Amanda Estelles é psicóloga formada pela Universidade Mackenzie em 2010, Especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC – SP (2015). Iniciou a vida profissional na educação infantil, foi assistente de edição de publicações científicas voltadas ao desenvolvimento e desde então atende em sua clínica adultos, crianças e adolescentes. Ao aprofundar os estudos das questões pertinentes ao desenvolvimento infantil e à constituição do sujeito, deparou-se com o trabalho com o resgate, registro e elaboração de histórias de vida de bebês, crianças e adolescentes utilizando a literatura como veículo facilitador e peça fundamental do processo. Durante 7 anos, formou voluntários, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que atuam em serviços de acolhimento dentro e fora do Estado de São Paulo.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.