Promover a sensibilização das equipes de trabalho dos serviços e demais interessados sobre as questões relacionadas à gestação, parto e pós-parto no Sistema Único de Saúde (SUS), visando aprimorar o atendimento às gestantes de todas as identidades de gênero e orientações sexuais, incluindo as pessoas LGBTQIAP+ bem como as gestantes indígenas e outras minorias étnicas, sociais e religiosas.
Direcionado à discussão sobre a atenção, abordagem e atendimento à gestante e familiares em situação de vulnerabilidade social na região do ABCDMRR. O curso visa a sensibilização de multiplicadores que possam identificar mulheres gestantes em vulnerabilidade social em toda a região, usuárias do SUS, para orientações em rodas de conversas sobre as questões relativas ao parto humanizado, gestação e puerpério, através de informações técnicas com profissionais.
Formação dialógica, com método Paulo Freire para troca de experiências sobre as práticas de atendimento a pessoas gestantes usuárias do SUS e SUAS, refletindo sobre as questões de raça, classe e gênero e tendo em vista a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, preconizada pelo SUS.
Voltado às educadoras e educadores sociais, líderes comunitárias, conselhos de saúde das UBS, promotoras legais populares, agentes de saúde e agentes populares de saúde e ao público interessado na assistência de saúde básica a mulheres no período gestacional, parto e pós-parto.
Encontro 1
– Apresentações da coletiva e dos profissionais;
– Contexto e panorama atual da assistência ao nascimento no Brasil e no
ABC;
– Política Nacional de assistência à gestação, parto e primeira infância;
– Violência Obstétrica – O que é?
– Educação Perinatal no SUS;
– Plano de Parto;
Encontro 2
– Política Nacional de Saúde Integral da População Negra;
– Diálogos sobre território, acesso, raça e classe
– Como abrir a escuta no dia a dia do trabalho?
– Intervisão do grupo sobre os temas apresentados;
Especialistas convidadas : Mariane Menezes e Nadja Recioli.
Coletiva Raízes do Parto
Criada em 2019, a partir da roda de doulas da Feira de Saberes (espaço de economia solidária em São Bernardo do Campo), a coletiva Raízes do Parto atua na criação de políticas públicas voltadas às gestantes, para que estas tenham seus direitos garantidos durante a gestação e o parto, como também no fortalecimento dos conhecimentos ancestrais, hoje baseados em evidências clínicas, para que estes façam parte efetiva do atendimento ofertado às mulheres na rede SUS.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.