Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ativação Ruas Correspondidas

Com Camila Ribeiro, Carmen Garcia e artistas convidados

Direitos Humanos

Birigui

Duração: 180 minutos

A18

atividade presencial

Grátis

Local: Praça João Arsênio Vieira em Birigui/SP.

Data e horário

De 26/03 a 26/03

Quarta

9h às 12h.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A ação busca promover o acolhimento e o cuidado em saúde mental por meio de atividades artísticas colaborativas, utilizando a escrita, as artes plásticas e a escuta ativa como ferramentas de diálogo com populações em situação de vulnerabilidade social. Além disso, visa fortalecer a interação entre o Sesc e o território urbano, integrando a comunidade local e a população em situação de rua.

A atividade contará com a participação de seis facilitadores, incluindo psicólogos, artistas oficineiros e artistas convidados da região.

Atividades contempladas:

  1. Troca de Cartas e Criações Coletivas:
    Os participantes da mesa poderão escrever cartas e participar de criações artísticas colaborativas, explorando a troca de experiências e a criação de novos laços sociais e artísticos.
  2. Relatoria de Memória e Acervo:
    Registros das atividades realizadas na mesa, incluindo a troca de cartas e depoimentos dos participantes serão documentados para compor um acervo de memórias do projeto.
  3. Circulação e Integração com o Território:
    A ativação busca envolver artistas locais e da região do Sesc, promovendo uma circulação de saberes e trocas artísticas entre o Sesc e o território.

Camila Ribeiro é psicóloga, psicanalista e mestranda em Psicologia Social na USP. Desenvolveu e implementou diferentes dispositivos clínicos alternativos visando a promoção de saúde mental em situações sociais críticas.

Carmen Garcia é artista visual, educadora e criadora do projeto “amor correSPondido”. Mestre em Artes Visuais pela UNESP, sua pesquisa explora os usos da palavra e sua materialidade nos mais diversos suportes, transitando entre literatura, artes visuais e educação. Como fundadora do Bananal, um espaço autônomo coletivo de arte e cultura, Carmen também é autora de publicações de poesia experimental, com exposições individuais e coletivas, além de projetos de educação em contextos de vulnerabilidade.

Artistas convidados: Cleyton (Slam interescolar), Adelaide (TRANSarau), Daniel (Teatro e Imigração), e outros que contribuirão com suas experiências sobre o impacto da arte na saúde mental e na integração social.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.