Foto: Xaréu
Foto: Xaréu

Aulas abertas de Dança: Voguing

Com Juani

Fazeres e Sentidos do Norte e Nordeste

Campo Limpo

16

atividade presencial

Grátis

Local: Tenda de Convivência

Inscrições no dia e local da atividade.

Data e horário

De 02/08 a 29/09

Quarta

Das 18h30 às 20h30.

Foto: Xaréu
Foto: Xaréu

Em um dimensão artístico-pedagógica, são propostas aulas e laboratórios introdutórios à Dança Voguing, rodas de conversas sobre a Comunidade e a Cultura Ballroom e pautas que as atravessam, tais como história da cultura, direitos e deveres da população LGBTQIA+, entre outros, e ainda experiências de fruição artística alinhadas ao conteúdo do curso e por conseguinte, aos pressupostos da cultura em questão como os bailes da Ballroom.

O objetivo é promover a jovens e adultos, vivências em uma dança emergente da comunidade LGBTQIAP+ que pode contribuir com o desenvolvimento da expressão corporal e do senso crítico a partir de uma perspectiva anti-LGBTfóbica e antirracista.

Será apresentada a proposta de introdução à Dança Voguing, a partir de uma série de vivências prático-teóricas em duas de suas vertentes, o Voguing Femme e o Voguing Old Way. Os participantes irão estudar seus elementos, sua história e suas possibilidades performáticas, além de experienciar um pouco da Cultura Ballroom. Cultura esta que dá origem ao Voguing e que se apresenta como um modo de existência de uma comunidade LGBTQIA+ com protagonismo de pessoas trans e racializadas, também conhecida como Comunidade Ballroom.
Visando assim contribuir com o desenvolvimento da expressão corporal e do senso crítico dos participantes do curso a partir de uma perspectiva anti-LGBTfóbica e antirracista na dança.

Com Juani, jovem negro, paraense, filho de agricultores e que recentemente iniciou uma pesquisa sobre sua ancestralidade indígena.

Natural de Concórdia do Pará, é artista-docente que vive os universos da criação, da pesquisa e do ensino, principalmente, no campo da dança em diálogo com a diversidade sexual e de gênero. Cursa o Doutorado em Artes pela Universidade Federal do Pará, mesma instituição onde realizou seu Mestrado. Possui Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Ipiranga e Curso técnico em Dança com habilitação em intérprete-criador pela Escola de Teatro e Dança da UFPA. Atualmente leciona Voguing, Jazz Funk e Heels em algumas escolas de dança em São Paulo e vive a Cultura Ballroom (Cultura LGBTQIA+ negra e latino amaricana), por meio da qual já liderou a Casa de Maniva e hoje integra a Pioneer House of Hands Up.

Esse curso faz parte do tema “Fazeres e Sentidos do Norte e Nordeste – Em conexão com a Zona Sul de São Paulo“, região onde encontra-se grande parte da comunidade nordestina. São Paulo é um dos mais importantes polos de migração do Brasil. Esse processo começou no início do século XX e teve avanço em 1935, quando o governo estadual estimulou a vinda de trabalhadores para as lavouras de café, a maioria vindo do Norte e do Nordeste.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.