Arte: Divulgação
Arte: Divulgação

Autografias: O grito dos quilombos: histórias de resistência de um Brasil silenciado

A palestra apresenta um importante mapeamento das comunidades quilombolas do país

Centro de Pesquisa e Formação

16

atividade presencial

Grátis

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 18/6. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 18/06 a 18/06

Quarta

15h às 17h

Arte: Divulgação
Arte: Divulgação

Neste encontro, os jornalistas Tayguara Ribeiro e Marina Lourenço apresentam a pesquisa que desenvolveram para traçar um panorama atual dos povos quilombolas no país, formados por mais de 1,3 milhão de pessoas em mais de 7,6 mil comunidades, resultando na publicação do livro “O grito dos quilombos: histórias de resistência de um Brasil silenciado”.

Os jornalistas realizaram uma viagem por oito estados brasileiros, em busca de moradores que contrariam uma estratégia de apagamento estrutural e constroem maneiras de resistir. De comunidades descendentes de Zumbi dos Palmares a territórios urbanos, cada um desses quilombos traz seus próprios personagens, que contam suas histórias e vivências, abrindo generosamente a possibilidade de compreensão de um rico e diverso universo sociocultural do país.

Com Tayguara Ribeiro, jornalista, com pós-graduação em Política e Relações Internacionais. Atou como repórter e editor dos jornais Brasil de Fato, Diário de São Paulo, Agora São Paulo e Diário de Guarulhos. Foi bolsista do Pulitzer para produção de reportagens sobre Amazônia. Atualmente é redator na Folha de S. Paulo.

Com Marina Lourenço, jornalista de cultura do g1. Trabalhou na Folha de S.Paulo, Agência Pública e Carta Capital, cobrindo principalmente música, moda e negritude. Foi também apresentadora e roteirista dos podcasts “Expresso Ilustrada” e “Mussum, o Podcastis”.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.