Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Praça de Eventos
Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.
Data e horário
De 27/07 a 27/07
Das 15h às 17h
Nessa conversa, o artista plástico e ceramista Máximo Soalheiro, o diretor musical Pedro Durães e a artesã e arquiteta Kiki IIzuka compartilham experiências sobre a criação musical a partir o barro como matéria prima.
O artista plástico e ceramista Máximo Soalheiro apresenta a instalação-concerto Mineral, concebida a partir de mais de 20 anos de pesquisa sobre a sonoridade da cerâmica, matéria-prima que consagrou seu trabalho nas artes. Soalheiro sempre buscou um diálogo com outras manifestações artísticas, como a música, o teatro e a literatura. Para realizar Mineral, o artista se dedicou a pesquisa de materiais, processos de queima e vitrificação, chegando ao material definido para a instalação, o agalmatolito (especificamente a pirofilita), que tem ocorrências maiores em Minas Gerais e na China. O minério que produz sonoridade rica, que se sustenta no ar e com altura definida. A composição da cerâmica, além do mineral, traz um balanço minucioso de outros elementos e processos de moagem e queima, para resultar no material exato para a finalidade musical.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.