Duração: 300 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Sala Múltiplo Uso 3 do Sesc Birigui.
Senhas 30 minutos antes.
Data e horário
De 22/11 a 22/11
O berimbau, símbolo da cultura afro-brasileira e da capoeira, carrega memórias, resistência e saberes tradicionais.
Nesta oficina, o público vivencia a construção e a musicalização do instrumento com a orientação de um mestre de capoeira.
Na primeira etapa, cada participante constrói seu próprio berimbau, aprendendo sobre os materiais que o compõem: verga, arame, cabaça, couro, corda e baqueta e o papel de cada elemento.
Na segunda etapa, com os berimbaus prontos, começa a prática de musicalização, apresentando os principais toques, suas variações e significados na roda de capoeira.
Ao final, cada participante leva para casa o berimbau que construiu.
João Manoel da Silva Neto, conhecido com Mestre Korvo, é mestre de capoeira formado pelo Grupo Nação Cultural em 2012 e professor de capoeira e professor de capoeira desde 1994. Com 40 anos de prática e difusão da capoeira em Lins/SP, atua com crianças e adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência em escolas, projetos sociais e eventos culturais. Mestre Korvo integra a capoeira com outras manifestações afro-brasileiras, como maculelê e samba de roda, contribuindo para a valorização e preservação da tradição.
Zaíra dos Santos (Graduada Zazá) é arte educadora popular, contadora de histórias, brincante, atriz, capoeirista – graduada pelo Mestre Korvo, sambadeira, produtora cultural e agente territorial de cultura. Atua na capoeira, samba de roda, quadrilha, ciranda, ìtan e dança dos orixás, integrando saberes tradicionais com práticas formativas, promovendo inclusão, oralidade e aprendizado coletivo. Desde 2018, Mestre Korvo e Zazá desenvolvem juntos eventos, projetos e oficinas que divulgam, fomentam e valorizam a capoeira e a cultura popular, sempre completando o saber um do outro. Seus trabalhos abrangem oficinas de confecção de berimbau, percussão, apresentações de contação de histórias, teatro, dança e performance, dando visibilidade à cultura popular e, em especial, à capoeira e à sabedoria dos povos de terreiro – ambos integram a Cia Oba´`Zazá.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.