Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O caminho das fake news: origens, espaços e consequências

Com Luiz Augusto Filizzola D'urso, Tathiana Senne Chicarino e Gilmar Lopes

Data e horário

De 26/08 a 26/08

26/08 • Sexta • 20h30
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As fakes news, ou notícias falsas, distorcem a realidade e servem para manipular a comunidade ou pensamentos de grupos. Neste bate papo, os convidados contextualizam suas origens, disseminação e refletem sobre as consequências delas no presente momento.

Luiz Augusto Filizzola D’urso, é Advogado especialista em Cibercrimes e Direito Digital pelo Ibmec-SP e Instituto Damásio Educacional. Professor de Direito Digital no MBA de Inteligência e Negócios Digitais da FGV. Coordenador e Professor do Curso de Direito Digital e Cibercrimes da FMU. Autor de diversos artigos jurídicos publicados em inúmeros jornais, revistas e sites especializados, tais como O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Conjur, Migalhas, CanalTech, etc. Presidente da Comissão Nacional de Cibercrimes da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM). Conselheiro da Digital Law Academy. Integra o Grupo de Estudos Temáticos de Direito Digital e Compliance da FIESP. Integra o Comitê de Direito Digital do CESA (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados). Coordenador da Cartilha “Todos Contra as Fake News” da Câmara Municipal de São Paulo.

Tathiana Senne Chicarino, é Doutora e Mestra em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bacharel em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Professora de pós-graduação na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC/SP e do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Sociedade do Espetáculo” da Casper Líbero. Tem se dedicado aos temas: mídias e internet, cultura política, discurso político, campanha eleitoral, democracia e autoritarismo.

Gilmar Lopes, é o criador do E-farsas, colunista do “Olá, Curiosos” e co-apresentador do Fake em Nóis.

[Com]viver
O projeto propõe uma reflexão sobre as tensões e disparidades que ganham espaço na Internet, além das discussões e pautas cotidianas que se desenrolam nela. As redes sociais servem de palco para diferentes ideias, opiniões e vozes, e o resultado desse encontro é o mais variado possível, podendo ser proveitoso e enriquecedor, mas em alguns casos um tanto nocivos.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.