Foto: Florim.
Foto: Florim.

Bela batucada

Pagode de mulher a gente faz onde quiser

Birigui

Duração: 60 minutos

AL

atividade presencial

Grátis

Local: Área de Convivência do Sesc Birigui.

Show gratuito e aberto para todas as pessoas.

Data e horário

De 19/06 a 19/06

Quinta

17h.

Foto: Florim.
Foto: Florim.

O show reúne os clássicos do samba e pagode dos anos 90, com sucessos de Salgadinho, Belo e Só Pra Contrariar e os grandes hits da cena atual, como Ludmilla e Menos é Mais. Uma celebração para fazer o público dançar e, principalmente, afirmar a força e representatividade das mulheres no palco, espaço tradicionalmente dominado por homens.

O samba, nascido nas rodas de ritmo e dança dos africanos escravizados no Brasil, ganhou forma no Rio de Janeiro do início do século XX, mesmo enfrentando perseguições e proibições. Muitas dessas rodas eram lideradas por mulheres icônicas, como Beth Carvalho, Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus, que são símbolos de resistência e alegria.

Dessa origem surge o pagode, um estilo que traduz encontros para compartilhar música, amizade e cultura, popularizado por grupos como Fundo de Quintal. Hoje, apesar do forte domínio masculino no gênero, o grupo Bela Batucada chega para preencher a lacuna feminina, trazendo um pagode alegre, potente e inclusivo.

Formado em julho de 2023 em Sorocaba, Bela Batucada é um coletivo feminino que fortalece a presença da mulher no samba e pagode com vozes e instrumentos como cavaquinho, violão, surdo, tantã e bateria. O grupo é composto por Taynah Amanda (vocais), Áira Machado (cavaquinho), Ludmila Costa (violão), Isabela Assaf e Bianca Milanda (percussão), Daiane Medeiros (bateria) e Izabela Costa (produção).

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.