Bia Lourenco. Foto: Daniela Cerasoli
Bia Lourenco. Foto: Daniela Cerasoli

Bia Lourenço e Douglas Ferreira  

Mulheres no Samba: Matriarcado, Ancestralidade e Feminismo 

Campinas

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço Arena

Atividade aberta, sem retirada de ingressos, mediante a capacidade do local. 

Data e horário

De 22/07 a 24/07

22/07 • Terça a Quinta • 19h00
Bia Lourenco. Foto: Daniela Cerasoli
Bia Lourenco. Foto: Daniela Cerasoli

Os encontros propõem uma imersão crítica e histórica no papel das mulheres na construção e consolidação do samba como manifestação cultural de relevância nacional. Dividido em três encontros temáticos, o workshow oferece uma abordagem que articula pesquisa histórica, análise social e apreciação musical, com ênfase na atuação feminina ao longo de diferentes períodos do século XX até os dias atuais.

Dia 22 – Raízes e Matriarcas: o início do século XX
O primeiro encontro dedica-se ao estudo das origens do samba urbano e à centralidade das chamadas “Tias Baianas” – figuras como Tia Ciata, que desempenharam papel fundamental na organização das primeiras rodas de samba no Rio de Janeiro. Também será abordado o legado de Chiquinha Gonzaga e outras compositoras pioneiras, analisando seus enfrentamentos às barreiras impostas por uma sociedade patriarcal e racista.

Dia 23 – Vozes da Resistência: sambistas da segunda metade do século XX
Este encontro tem como foco a trajetória de mulheres negras que se tornaram símbolos de resistência no samba, como Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Leci Brandão e Jovelina Pérola Negra. Serão discutidas suas contribuições estéticas, políticas e sociais, bem como os contextos em que suas obras foram produzidas e reconhecidas.

Dia 24 – Cena contemporânea: o samba feminino hoje
No terceiro e último encontro, o olhar se volta para a produção atual do samba protagonizado por mulheres, com especial atenção à cena local campineira. A proposta é evidenciar a continuidade das práticas ancestrais, o surgimento de novas linguagens e a atuação de coletivos e artistas que seguem promovendo o samba como espaço de criação, pertencimento e transformação social.


A apresentação faz parte do projeto VEM – Venha Experimentar Música que conta com atividades para todos os públicos experimentarem a música de forma livre, informal e lúdica. São apresentações interativas para explorar de forma criativa sons, ritmos e histórias do fazer musical.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.