atividade presencial
Grátis
Local: Reserva Natural Sesc Bertioga
Inscrições on-line pelo centralrelacionamento.sescsp.org.br, de 23/9 a 1/10.
Data e horário
De 07/10 a 26/11
Dias 7, 21 e 28/10; 11, 18 e 25/11, sábados, das 9h às 12h. Dias 29/10 e 26/11, domingos, das 5h30 às 9h30.
Curso introdutório para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o universo das aves, com enfoque nas espécies nativas da Mata Atlântica. Serão aulas teóricas e práticas, trazendo noções gerais sobre as aves, suas características, comportamentos e habitats e também sobre as ferramentas usadas para a observação de aves.
Inscrições: on-line aqui centralrelacionamento.sescsp. org.br , de 23/9 a 1/10. A inscrição refere-se aos oito encontros e a presença no primeiro deles é a garantia de permanência no curso. As atividades externas* (saídas em campo) estão condicionadas a participação nas atividades anteriores.
CRONOGRAMA
APRESENTAÇÃO DO PROJETO AVIFAUNA, EQUIPAMENTOS E BIBLIOGRAFIA DE APOIO
Com equipe Sesc Bertioga e Fabio Schunck | 7/10, sábado, das 9h às 12h.
Iniciaremos o curso com a apresentação do projeto Avifauna do Sesc Bertioga e do resultado dos levantamentos feitos nas saídas de campo durante o último ano com o Clube de Observadores de Aves de Bertioga. Em um segundo momento vamos apresentar diferentes modelos e tipos de equipamentos utilizados em campo como binóculos, gravadores, lunetas, etc. além de uma bibliografia de apoio com diferentes livros, guias e outros materiais relacionados à observação de aves.
Fabio Schunck é biólogo e ornitólogo. Desenvolve projetos de pesquisa com comunidades de aves (incluindo espécies migratórias florestais, aquáticas e limícolas), história natural, divulgação científica e resgate de dados históricos, atuando em todo o Brasil, principalmente na Mata Atlântica e Serra do Mar.
AS AVES E SEUS HABITATS
Com Daniel Donadio | 21/10, sábado, das 9h às 12h.
No segundo encontro, Daniel Donadio abordará sobre os habitats das aves, mostrando que a diversidade de espécies também está relacionada à diversidade de ambientes em que elas habitam. Serão abordados alguns conceitos ecológicos básicos para melhor compreensão do que é um habitat.
Daniel Nicodemo Donadio é biólogo formado pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em Educação Ambiental para ambientes marinhos pela UNIFESP. Atua há mais de nove anos em monitoramento de praias, resgate e reabilitação de animais marinhos e resposta a emergências ambientais no Litoral Paulista.
O COMPORTAMENTO DAS AVES
Com Thiago Ribeiro | 28/10, sábado, das 9h às 12h.
Neste dia, serão abordados temas relacionados à reprodução das aves como: a relação entre ciclo reprodutivo e disponibilidade de alimento, cerimônias pré-nupciais, cuidado parental (construção do ninho, alimentação, termorregulação, proteção contra predadores), desenvolvimento dos filhotes, migração e perda de habitat.
Thiago de Castro Ribeiro é Mestre em Ciências Biológicas pela UNESP de Rio Claro, se dedicando ao estudo dos efeitos da fragmentação florestal sobre a dispersão de sementes de palmito-juçara. Possui experiência com levantamento de avifauna e outros vertebrados no pantanal. Ministrou diversos cursos envolvendo estudo da diversidade, biologia e ecologia de aves e processos evolutivos na relação entre dispersores e plantas na Floresta Atlântica.
SAÍDA DE CAMPO PARA OBSERVAÇÃO DE AVES*
Com Clube de Observadores de Aves de Bertioga (COAB) | 29/10, domingo, das 5h30 às 9h30.
Nas aulas práticas, iremos vivenciar como observar aves em áreas naturais protegidas, possibilitando o contato direto com a natureza e contribuindo com a ciência cidadã.
Clube de Observadores de Aves de Bertioga (COAB), uma importante ação do projeto Avifauna em que os participantes realizam saídas de campo para observação dentro e fora do Centro de Férias e Reserva Natural Sesc Bertioga. Através dele, temos uma noção geral sobre as características principais das aves e dos ambientes onde elas vivem.
IDENTIFICAÇÃO DE AVES
Com Fabio Schunck | 11/11, sábado, das 9h às 12h.
Neste encontro, abordaremos a diversidade de espécies de aves do Brasil, de São Paulo e de Bertioga, as principais ordens e famílias, além das características técnicas básicas para a identificação das espécies em campo.
Fabio Schunck é biólogo e ornitólogo. Desenvolve projetos de pesquisa com comunidades de aves (incluindo espécies migratórias florestais, aquáticas e limícolas), história natural, divulgação científica e resgate de dados históricos, atuando em todo o Brasil, principalmente na Mata Atlântica e Serra do Mar.
IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA CIDADÃ NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Com Eduardo Alexandrino | 18/11, sábado, das 9h às 12h.
Neste dia, serão apresentados os conceitos, princípios e definições sobre ciência cidadã e os passos básicos utilizados no planejamento e delineamento amostral em investigações científicas. Em um segundo momento, iremos colocar em prática os conhecimentos sobre abordagem científica a partir do delineamento de um projeto de monitoramento participativo da biodiversidade para o contexto local.
Eduardo Roberto Alexandrino é biólogo e atualmente pesquisador do Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação da Fauna Silvestre da ESALQ/USP. Desde 2016, coordena o projeto de ciência cidadã “Eu vi uma ave usando pulseiras!?” que promove o monitoramento de aves anilhadas em diferentes pontos da Mata Atlântica contando com o apoio de cidadãos.
METODOLOGIAS DE IDENTIFICAÇÃO E GRAVAÇÃO DE SONS DE AVES
Com Ana Luiza Catalano | 25/11, sábado, das 9h às 12h.
Além da incrível variedade visual das aves, o aspecto acústico também é vasto e extraordinário, funcionando como um dos principais meios de comunicação neste grupo. Nesta aula, discutiremos sobre os tipos de manifestações sonoras que as aves emitem, quais os contextos e como podemos nos familiarizar com os sons para identificação em campo. Também apresentaremos algumas técnicas de gravação em campo e discutiremos a utilidade desses registros sonoros.
Ana Luiza Catalano é doutora em ecologia e trabalha com bioacústica de aves. Atualmente realiza trabalhos de consultoria ambiental fazendo monitoramento acústico e desenvolve workshops sobre gravação de sons e identificação sonora de aves. Além disso, trabalha como artista e divulgadora científica (Saiba mais sobre em @bordandoespecies).
SAÍDA DE CAMPO PARA OBSERVAÇÃO DE AVES*
Com Clube de Observadores de Aves de Bertioga (COAB) | 26/11, domingo, das 5h30 às 9h30.
Como encerramento, nessa saída de campo colocaremos em prática os conhecimentos sobre observação de aves construídos coletivamente ao longo do curso.
Clube de Observadores de Aves de Bertioga (COAB), uma importante ação do projeto Avifauna em que os participantes realizam saídas de campo para observação dentro e fora do Centro de Férias e Reserva Natural Sesc Bertioga. Através dele, temos uma noção geral sobre as características principais das aves e dos ambientes onde elas vivem.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.