Foto: Rovena
Foto: Rovena

Bloco das Emílias e Viscondes

Carnaval das mil máscaras

Consolação

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Ginásio Vermelho (2º andar) em 20/2 | Convivência (térreo) em 26/2

Datas e horários

De 20/02 a 26/02

Segunda

20/2 - 15h30

Domingo

26/2 - 13h

Foto: Rovena
Foto: Rovena

O Bloco das Emílias e Viscondes  foi criado pelo Instituto Espaço Arterial em parceria com a Biblioteca Monteiro Lobato e as Escolas Estaduais Arthur Guimarães e Professora Marina Cintra, mas na rua o Bloco é de TODOS. Durante todo o mês que antecede o desfile, os moradores da região e frequentadores da Biblioteca confeccionam suas fantasias, ensaiam as marchinhas e constroem os bonecões que desfilam junto com o Bloco em oficinas gratuitas coordenadas por artistas e foliões que organizam o já tradicional carnaval infantil da Vila Buarque. O objetivo deste trabalho é a preservação e resgate de uma tradição apoiada em festejos de rua que celebra a literatura infantil e as marchinhas carnavalescas, tendo as crianças como protagonistas.

O Bloco surgiu em 2006 em homenagem aos 70 anos da Biblioteca Monteiro Lobato. Saiu em fevereiro (no carnaval) e em abril, do mesmo ano, comemorando e tendo como tema o aniversário da Biblioteca e do escritor Monteiro Lobato. Desde então, a cada ano um personagem do sítio do Pica-Pau Amarelo foi tema do Bloco e teve um bonecão confeccionado em sua homenagem.

A atividade acontece na segunda de carnaval e ainda se estende no domingo seguinte, 26/2, ainda no clima carnavalesco!

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.