Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

BOSQUE

com Cia Futura

Belenzinho

Duração: 30 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Praça

Datas e horários

De 24/05 a 01/06

Sábado

Dia 24/5. Das 18h às 18h30

Domingo

Dia 25/5. Das 15h às 15h30

Sábado

Dia 31/5. Das 17h às 17h30

Domingo

Dia 1/6. Das 17h às 17h30

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

BOSQUE é uma chamada artística à consciência ambiental. Uma pesquisa que aproxima dança e artes visuais para criar paisagens únicas, perseguindo a ideia de impermanência e instabilidade do corpo em contato com a natureza, questões climáticas e práticas coletivas. De cabeça para baixo, o corpo inverte o espaço e questiona o tempo. Por quanto tempo o corpo resiste? Por quanto tempo a floresta irá resistir?

Na performance, o corpo de cabeça para baixo chama a atenção para a luta que a própria natureza enfrenta. Eventualmente, e em momentos diferentes, cada corpo-árvore cai no chão, um a um, onde permanecem até que se erguem novamente, mudando a paisagem, trazendo movimento e vida a esse Bosque através das ações de descer e subir. Na natureza e na vida as coisas estão sempre nascendo e morrendo e assim estamos nessa performance. A solidariedade conduz a coreografia e para construir o Bosque as participantes ajudam umas as outras a montar as árvores/ figurinos. Ao final ninguém sai até que a última resista, não deixando ninguém para trás. A coreografia chama a atenção para a importância e força do coletivo, e a possibilidade de diversidade dentro dele, onde a natureza só resiste por causa de sua biodiversidade.

A pesquisa é a terceira parte da Trilogia e se aprofunda na ideia de criar uma paisagem viva na cidade, potencializando práticas coletivas, pessoas e nossa relação com a natureza. Bosque olha para estas questões de uma forma poética e coletiva. Dentro deste Bosque nós-natureza queremos resistir enquanto pudermos, juntos, como uma só.

FICHA TÉCNICA

Coreógrafa e Diretora: Clarice Lima
Assistentes de movimento e performer: Aline Bonamin
Performers: 15 à 35 performers convidados a definir contemplando diferentes origens, identidades, culturas, gêneros e orientações
Dramaturgista: Catarina Saraiva
Colaboradora: Nina Fajdiga
Saias: Onono/ Ademar Ferrera, Wilson Ranieri, Sirlei Ferreira e Elizabete Vasconcelos
Duração: 30 minutos aproximadamente
Coprodução: Big Pulse Dance Alliance, coproduzido por New Baltic Dance (Lithuania), International Dance Festival TANEC PRAHA (Czech Republic), Sismògraf Dance Festival (Catalonia – Spain) e Julidans (Netherlands) , co-financiado pelo programa Creative Europe da União Européia.
Produção: FUTURA e Movicena/ Rafael Petri
Apoio: Linha de Fuga Associação Cultural, Casa do Povo e PUBLICA

FUTURA movimenta a pesquisa, criação, produção e difusão em dança da coreógrafa Clarice Lima (CE/SP). Um contexto, uma plataforma, um grupo, um nome que imagina o quê, quando, onde ou como virá, aproximando artistas e juntando pessoas. Transita entre a dança, performance e artes visuais, entre o público infantil e adultos. Futura é tudo que é presente e ainda não vemos.
Coreógrafa, diretora, professora e bailarina, Clarice vive e trabalha em São Paulo onde desenvolve parcerias e estratégias criativas para produzir seus trabalhos de forma continuada. Sua formação inclui o Colégio de Dança do Ceará (2002-2008), Folkwang Hochschule (2002 – 2003), graduação no departamento de dança moderna (MTD) da Amsterdam School of Arts (2003 – 2008), o intensivo 50 Days Flying Low e Passing Through Costa Rica com David Zambrano (2010) e a residência artística Lote com Cristian Duarte (2011-2018), os quais podemos citar Força Estranha (2023), Bosque (2022), Bichos Soltos (2019), Supernada (2018) e Intérpretes em Crise (2013).
Sua trajetória é marcada por uma produção artística intensa, tendo sido contemplada por diversos prêmios e editais, participado dos principais festivais de dança contemporânea do Brasil e apresentado em países como Bélgica, Chile, Eslovênia, Espanha, Grécia, Inglaterra, Lituânia, Portugal, República Checa, Suécia e Uruguai. Se interessa em juntar pessoas através de práticas artísticas, imaginando contextos de criação, produção e difusão em dança nas cidades de São Paulo e de Fortaleza, além de realizar sistematicamente oficinas, laboratórios e residências de dança, alinhando suas práticas artísticas com suas práticas artístico-pedagógicos.
Desde 2013 atua em parceria com a artista Aline Bonamin e a cada projeto, outras artistas e técnicas profissionais são convidados a participar, formando uma rede de colaboradores de acordo com a especificidade de cada projeto.

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.