Foto: Pxhere
Foto: Pxhere

Esgotado

Branquitude e infâncias

Reflexões urgentes sobre como a branquitude molda a infância e como educar de forma antirracista desde os primeiros anos

Centro de Pesquisa e Formação

16

atividade presencial

R$ 15,00 Credencial Plena
R$ 25,00 Meia entrada
R$ 50,00 Inteira

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

Inscrições a partir das 14h do dia 26/6, até o dia 8/7. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 08/07 a 10/07

Terça e Quinta

10h às 13h

Esgotado

Foto: Pxhere
Foto: Pxhere

Este curso propõe uma reflexão crítica sobre os efeitos da branquitude nas experiências de infâncias negras e indígenas. Serão problematizadas as formas pelas quais esses marcadores operam desde cedo nas instituições educativas, nos discursos pedagógicos e nas práticas sociais.

A partir da perspectiva de uma educação antirracista, o curso convida à desconstrução de normativas brancas que moldam o imaginário da infância universalizada, silenciam identidades e perpetuam privilégios raciais.

Objetivos
Compreender o conceito de branquitude e suas manifestações nas infâncias.

Problematizar a construção da infância a partir da norma branca.

Refletir sobre práticas pedagógicas e sociais que sustentam privilégios raciais desde a infância.

Apontar caminhos para a ação antirracista nas instituições educativas.

Encontro 1 – Compreendendo a Branquitude nas Infâncias
Resumo

A construção social da infância: quem pode ser considerado criança?

Conceitos centrais: branquitude, privilégios raciais, infância racializada.

A universalização da infância branca como modelo.

Análise de imagens, livros e práticas escolares que reforçam a branquitude.

Rodas de conversa e compartilhamento de experiências.

Encontro 2 – Práticas Pedagógicas
Resumo

Como a branquitude se expressa no cotidiano das escolas?

Currículo oculto e silenciamentos nas interações e nos materiais didáticos.

Estudos de caso e análise de situações reais.

Estratégias pedagógicas para o enfrentamento da branquitude.

Construção coletiva de práticas antirracistas voltadas às infâncias.

Com Ana Helena Ithamar Passos, Advogada pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestra e Doutora em Serviço Social, pela PUC- Rio. Pesquisadora na área de estudo das relações étnico-raciais, com ênfase nos Estudos Críticos da Branquitude e nos estudos de gênero e sexualidade.

Com Amanda Massucci Batista, pedagoga (UFSC), mestre e doutoranda em Educação (Unifesp). Coautora da coletânea “Grandes Aventuras e Pequenas Histórias”, atua na Sala de Leitura da RME-SP. Integra o Laroyê (Unifesp) e pesquisa relações étnico-raciais e branquitude na infância.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.