Divulgação
Divulgação

Brincando Bantu – Africantigas – Música e Oralidade

com Fábio Mukanya

Pompeia

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Biblioteca

Grátis - Retirada de ingresso a partir do 12h, no balcão da biblioteca

Data e horário

De 04/07 a 25/07

Sexta

13h às 15h

Divulgação
Divulgação

A oralidade e as brincadeiras dos povos africanos, compõem o programa “Brincando Bantu”, que busca atrair a percepção sobre o uso das palavras de origem africana, faladas no Brasil, e utilizadas na literatura afro-brasileira assim como na formação de leitores de todas as idades.

– Africantigas – Música e Oralidade: Demonstração de algumas práticas coletivas de cantos que envolvem pesquisas de palavras do tronco linguístico Bantu, faladas nas regiões do Centro/Sul do continente africano. Haverá uma apresentação de cada família de instrumentos com a abordagem de suas origens, utilização e mitos de criação. É uma atividade de sensibilização sonora e prática de percussão, com instrumentos que podem ser adequados á faixa etária do público da atividade.

Retirada de ingresso a partir das 12h de cada sessão, no balcão da biblioteca.

 

Fábio Mukanya é pai, pesquisador, arte-educador, músico multi-instrumentista autodidata, fabricante e restaurador de instrumentos étnicos africanos, escritor e contador de histórias. Idealizador do programa AfrikaSonora de pesquisa e valorização dos instrumentos musicais africanos no Brasil e Diáspora e do Programa Brincando Bantu, que busca difundir valores culturais africanos para infância através da oralidade, ancestralidade, confecção de brinquedos, instrumentos tradicionais africanos, literatura afro referenciada e cantigas em línguas africanas.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.