Foto - Guilherme Caldeira
Foto - Guilherme Caldeira

Burrinhas: brinquedos de vestir

Com Rafa da Rabeca e Vivi Cruz

Santana

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Brincar - Hall do 2º andar

Sem retirada de ingressos.

Data e horário

De 07/06 a 28/06

Sábado

Das 15h às 18h.

Foto - Guilherme Caldeira
Foto - Guilherme Caldeira

Brincadeiras e músicas relacionadas às burrinhas da cultura popular – bonecos de vestir, onde a gente vira parte do brinquedo. As burrinhas estão presentes em muitas brincadeiras do Brasil como o Cavalo Marinho, Maracatu Rural, Blocos de Burrinhas e muito mais. É uma brincadeira tradicional brasileira, a qual abrange estados do nordeste e sudeste, e possui mais de 100 anos, relatada por folcloristas desde Mário de Andrade e Câmara Cascudo, e retratada por pintores como Cícero Dias e Cândido Portinari.

Classificação indicativa: De 0 a 6 anos.
 
Rafa da Rabeca – Professor de Música e Culturas Brasileiras na OCA Escola Cultural. Atua em São Paulo com música, dança e artes plásticas do universo popular: xilogravura, cordel, papel machê, peças em madeira. Acredita na integração das artes para o desenvolvimento do potencial humano, como ocorre nos folguedos populares brasileiros, onde as artes se comunicam, se complementam e se fundem no brinquedo vivo. Em Pernambuco participou dos grupos de Cavalo Marinho: Estrela de Ouro de Condado, Boi Pintado de Chã de Esconso, Mestre Batista de Chã de Camará e Mestre Irineu de Nazaré da Mata. Em Carapicuíba é rabequeiro e participa da coordenação do Boizinho da Aldeia. Em São Paulo é fundador e coordenador do Cavalo Marinho Brinquedo da Terra. 
 
Vivi Cruz – Artista Visual, pedagoga, e especialista em artes manuais para educação e trabalhos manuais para o brincar. Com experiência em educação formal e não formal, pesquisadora da cultura material, investiga o brincar e o brinquedo, em busca de materiais e suportes para ampliação de conhecimento do encontro da pedagogia com a cultura popular para a primeira infância. Hábil em cultivar relações positivas, cria ambientes sensíveis e composições de modo transdisciplinar, para práticas artífices, pedagógicas, poéticas e respeitosas. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.