Cred: Beto assem
Cred: Beto assem

Cacunda

com Adnã Ionara

Princípio Motor

24 de Maio

Duração: 40 minutos

L

atividade presencial

Local: Espaço de Tecnologia e Artes | 4º andar

Ingressos à venda online a partir do dia 15/7, às 17h, e nas bilheterias a partir do dia 16/7 às 17h.

Cred: Beto assem
Cred: Beto assem

Cacunda, palavra de origem quimbundo, substantiva a curvatura acentuada nas costas, geralmente acometida como consequência da idade, abaulando o corpo. Dorso. É aquela que protege, dá abrigo, proteção. Dor. Lê-se como quem lança pragas, desejando o mal pelas costas. Nos terreiros, cacunda é Cacurucaia, entidade mais velha na seara da umbanda. Cacurucaia, mulher velha e ranzinza, é poeira que baila na curva do tempo, riscando seu ponto num encontro entre passado-presente-continuidade, aplacando a bonança e infortúnio para aqueles que a procuram. Cacunda é uma dança que mobiliza o tempo e suas curvas, questionando e celebrando o peso que carrega a existência.

No dia 24 de julho, quarta-feira, haverá um bate-papo com a artista logo após o término da sessão.

Sobre a artista
Adnã Ionara é artista das artes da cena. Graduada em Dança e mestra em Artes da Cena pela UNICAMP, deu início aos estudos na dança e outras linguagens quando criança no terreiro de sua avó. Tem em sua formação técnicas de balé clássico, jazz dance, dança contemporânea, dança moderna e danças afro-brasileiras, sobretudo danças tradicionais e populares. Estuda relações entre música e dança, memória, corpo e movimento em experiências afrodiaspóricas, improvisação e processos criativos. Sua pesquisa acadêmica versa as “danças de cordão umbilical”, uma tentativa de abordar sabenças do corpo em movimento a partir das escrevivências de sua avó, considerando a mobilização de sua experiência e sua jornada mítica ancestral. Adnã atua como professora de dança, intérprete-criadora, diretora de movimento, preparadora corporal, produtora e pesquisadora da dança.

Ficha técnica
Criação e interpretação: Adnã Ionara
Direção cênica: Adnã Ionara e José Teixeira
Provocação cênica: José Teixeira
Composição e execução de trilha musical: Yandara Pimentel, Otavio Andrade e Marcelo Santhu
Design e operação de luz: Karen Mezza
Operação de som: Pedro Flório
Produção Executiva: Wannyse Zivko (Arte & Efeito)

Duração do espetáculo: 40 minutos
Duração do bate-papo no dia 24 de julho: 60 minutos

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.