Esgotado
atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 27/3, até o dia 17/4. Enquanto houver vagas.
Esgotado
O curso ” Caderno de desenho e a construção do sensível ” apresenta os principais conceitos sobre a utilização e produção de cadernos de desenho, mostrando a partir de elementos práticos como os cadernos podem ser um suporte de pensamentos e anotações gráficas e textuais na produção de um arquivo de memórias bem como de sua possibilidade como material de consulta e até mesmo como obra em si.
A Aula 1 introduz o curso, explora a ideia de cadernos de desenho ao longo da histórica, partindo do conceito de “exempla” como arquivos de consulta dos artistas ao longo do tempo. Aborda as possibilidades do suporte e as formas de construção do caderno em uma proposta prática baseada na realização de um modelo de caderno canoa.
Na Aula 2, será discutida as materialidades dos cadernos e as formas que podem assumir em função das necessidades do artista. Aborda uma prática sobre o desenho de observação e elementos de coleta que podem fazer parte do objeto caderno.
A Aula 3 trata da prática do desenho como elemento de pensamento e aborda o nascimento de ideias a partir do sensível, de modo a corroborar uma prática que determina a realização de esboços mentais e a importância dos “rabiscos” para a elaboração poética.
Por fim, a Aula 4 explora a escrita como elemento complementar ao desenho, e as formas de anotações textuais que operam em conjunto com o desenho de modo a abordar na prática uma construção visual que possa abarcar os dois elementos.
Necessidades: Cada participante deve trazer seu próprio material de desenho como caderno, papeis e lápis variados para atividades práticas.
Com Paula Almozara, artista visual e pesquisadora. Doutora pela Unicamp. Entre 2022-2023 recebeu bolsa Fapesp de Pesquisa no Exterior para o Pós-Doutoramento na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no i2ADS. Possui diversas publicações de álbuns e livros de artista e exposições de artes visuais com ênfase em procedimentos gráficos, fotografia, pintura, desenho, vídeo e instalação, atuando na área de Poéticas Visuais Contemporâneas. Recebeu o Prêmio Brasil Fotografia 2014 – Bolsa Desenvolvimento de Projeto com o trabalho “à margem”.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.