foto: Giuliano Martins
foto: Giuliano Martins

Cai na Prosa: Quincas Borba, de Machado de Assis

Clube de leitura com obras pedidas em vestibulares

Cai Na Prosa

Jundiaí

Duração: 90 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Biblioteca

30 vagas. Inscrições pelo site inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 2/8, às 14h.

Data e horário

De 17/08 a 17/08

Quarta

19h30 às 21h

foto: Giuliano Martins
foto: Giuliano Martins

Publicado em 1891, o romance se relaciona com as Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, marco do Realismo na literatura brasileira. Narrativa em terceira pessoa, a obra conta a história de Rubião, o herdeiro do filósofo Quincas Borba e criador da teoria do Humanitismo. Através da trajetória de Rubião, são tratados temas importantes para Machado, como a valorização do ter em detrimento do ser, a ganância e o pessimismo diante da existência. Sem deixar a ironia de lado, o Bruxo do Cosme Velho nos presenteia com esse livro tão engraçado quanto crítico.  

A atividade integra o clube de leitura Cai Na Prosa, que tem como objetivo promover a discussão de obras literárias de diferentes contextos de produção. Romances, contos e coletâneas de poemas são parte de listas de leituras obrigatórias de alguns vestibulares e conteúdo abordado em exames do ensino médio. Neste projeto, Marina Garcia percorre o conteúdo literário e Maristela Berol o gênero textual das obras relacionadas.

Quincas Borbaestá disponível para empréstimo na Biblioteca.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.