atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 26/6, até o dia 8/7. Enquanto houver vagas.
O curso, realizado em oito aulas presenciais, tem como base a dissertação “Canção brasileira no programa curricular do ensino médio”, defendida por Paulo Padilha, em 2021, na ECA – USP. Tendo a linha do tempo da canção brasileira como ponto de referência, o professor apresentará uma metodologia que mescla prática de percussão, canto, ampliação de repertório, contextualização sociocultural e criação, em diálogo intertextual com as artes e outras áreas do conhecimento, incorporando os saberes dos participantes (sem necessidade de experiência musical anterior). Questões referentes à cultura afro-brasileira, cultura popular, tratamento contextualizado dos conteúdos, transversalidade, interdisciplinaridade, intertextualidade, autoria e expressão, serão vivenciados nas aulas num repertório que contemplará Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Noel Rosa, Wilson Baptista, Braguinha, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lenine, entre outros.
Programa:
Aula 1: Por que a canção?
Aula 2: Carnaval ontem e hoje – a partir de 1900.
Aula 3: Mergulhando no samba 1 – a partir de 1917.
Aula 4: Mergulhando no samba 2 – a partir de 1930.
Aula 5: Mergulhando no forró 1 – a partir de 1946.
Aula 6: Mergulhando no forró 2 – a partir de 1950.
Aula 7: Caindo na bossa, a partir de 1958.
Aula 8: Caminhando contra o vento – a partir de 1965.
Com Paulo Padilha, cantor, compositor e professor. Mestre em Educação Musical pela ECA-USP. Lançou 4 álbuns autorais no universo da canção popular, e teve músicas gravadas por Simone, Juçara Marçal, Marcos Sacramento, Daúde, Suzana Salles, Palavra Cantada, entre outros. Nos últimos anos, realizou 5 turnês nos EUA, com mais de 100 apresentações em 11 estados, realizando shows autorais e workshops de música brasileira para mais de 30.000 pessoas. Fez shows em parceria com Monarco da Portela (Projeto Pixinguinha / 2007), Maria Alcina (BNDES, CAIXA CULTURAL / 2015 – 2016) e Suzana Salles. No contexto da música instrumental, gravou 5 álbuns junto ao grupo Aquilo Del Nisso, como baixista e arranjador, tendo tocado no Free Jazz Festival e feito shows em parceria com Hermeto Pascoal, Dominguinhos, duo Duofel, entre tantos outros. Como professor de música, trabalhou por mais de 20 anos no ensino médio da Escola Vera Cruz – São Paulo – SP e vem realizando workshops e oficinas no Conservatório de Tatuí, Faculdade Santa Marcelina, Semana da Canção de São Luiz do Paraitinga, Projeto Musicou, Tim Música nas Escolas, entre outros.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.