Foto: Lela Beltrão
Foto: Lela Beltrão

Canto e Ritmo do Terecô Maranhense

Terecô Maranhense com a mestra Luizinha e o mestre Manoel Batazeiro

Centro de Pesquisa e Formação

16

atividade presencial

Grátis

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

Inscrições a partir das 14h do dia 27/11, até o dia 4/12. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 04/12 a 04/12

Quarta

Quarta, 19h às 21h

Foto: Lela Beltrão
Foto: Lela Beltrão

Conversa e vivência de canto e ritmo do Terecô Maranhense com a mestra Luizinha e o mestre Manoel Batazeiro. O repertório traz as cantigas de encantaria da tenda São José, terreiro de Terecô, uma religião centenária e singular, típica da bacia do Rio Itapecuru, que segue até Codó, no Maranhão. Essa tradição afro religiosa apresenta um amálgama único da encantaria afro-ameríndia, trazendo elementos do Tambor de Mina, da Pajelança, da umbanda e do catolicismo popular. Para além da prática com os mestres, o encontro também traz registros audiovisuais do Acervo Maracá, realizados ao longo dos últimos 30 anos pela pesquisadora e musicista Renata Amaral.

Com Mestra Luizinha, mãe pequena da Tenda São José, mantendo há mais de 30 anos a tradição deixada por sua Mãe Gildete. É coreira de tambor de Crioula, dançarina de Coco e Mangaba, e sobretudo uma cantora excepcional, virtuose dos agudos e ornamentos. Gravou o CD Tenda São José e participou dos projetos Turista Aprendiz e Trilha, Toada e Trupé do grupo A Barca, além de protagonizar o Curta documentário Tenda São José, da websérie 10 Pedras.

Com Mestre Manoel Batazeiro, um dos principais mestres da percussão das religiões afro maranhenses. Vem de uma longa linhagem de batazeiros (como são chamados os percussionistas no Terecô), tendo nascido já no terreiro de seu pai. Além do Terecô, domina diversas tradições populares do estado como o Coco, o Tambor de Crioula, o Coco, o Bumba Boi e a Mangaba, tendo liderado diversos grupos dessas manifestações.

Com Renata Amaral, mestre e doutora em Performance Musical pela UNESP. Pesquisadora, realizadora audiovisual e musicista, desde 1991 reúne um dos mais significativos acervos de tradições populares brasileiras, o Acervo Maracá, tendo produzido mais de 30 CDs e 23 documentários de gêneros tradicionais que receberam diversos prêmios nacionais e internacionais como o Latin Grammy, Rumos Itaú Cultural, e outros. Autora dos livros Pedra da Memória e Nganga.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.