Foto: Sol Faganello
Foto: Sol Faganello

Cantos de Xícaras

Idosos

Mostra Sentidos

São Carlos

Duração: 90 minutos

L

atividade presencial

Local: Teatro

Venda de ingressos  Online: 27/9, terça, a partir das 12h. Bilheteria Rede Sesc: 28/9, quarta, a partir das 17h .

Foto: Sol Faganello
Foto: Sol Faganello

Com Helena Miguel.

História de uma xícara centenária, que já foi muito usada, participou de muitos eventos, e agora jaz esquecida como enfeite em uma estante empoeirada, aguarda angustiada o dia de sua queda, de sua quebra ou de seu abandono. Conduzida pela voz desta xícara, o público é convidado a regressar a outros tempos, viajar por vários cantos de uma casa e saber das histórias, memórias e canções. Percebendo que está prestes a ser encaixotada, que não participa mais dos chás de antigamente e a beira do esquecimento, ela resolve revisitar tantas histórias que testemunhou e que guarda no côncavo de sua porcelana, dando voz às memórias das bocas que a beijaram e que a acompanharam em tantas tardes de chá, em noites de frio, em manhãs de sol, com o desejo de que estas vozes permaneçam presentes junto à permanência desta xícara no tempo.

“Cantos de Xícaras” é uma “peça-chá-experiência” que nasce do desejo da atriz e idealizadora do projeto de revisitar muitas cartas, canções, cadernos de poesias, matérias de jornais, revistas e fotografias que chegaram até suas mãos por meio de guardados das mulheres de sua família, e unir a este material outras histórias e tesouros de outras mulheres, com intuito de tecer uma colcha de retalhos de histórias resgatadas, recriadas, revisitadas e inventadas de tantas vozes que estão à beira do esquecimento. 

Helena Miguel é atriz, palhaça, diretora e artista empreendedora. Graduada em Licenciatura em Artes/Teatro pela Unesp e em interpretação pela Escola de Arte Dramática da USP. É também fundadora e diretora da Associação Cultural Sem Fins Lucrativos Pronto Sorrir que, desde 2012, leva a arte do teatro àqueles que, por motivos de saúde, estão impedidos de ter acesso a centros culturais.

 

Este espetáculo faz parte da programação Mostra Sentidos: a longevidade na arte.

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, o Sesc São Paulo apresenta a Mostra Sentidos: a longevidade na arte, que acontece presencialmente, de 1 a 9 de outubro, em 19 unidades do estado. O evento busca dar visibilidade à temática do envelhecimento, do presente à antecipação de realidades futuras.

Por meio de espetáculos, intervenções, oficinas, bate-papos e ações artísticas ligadas à dança e ao teatro, que proporcionam reflexões e mantêm um diálogo contínuo com o público de diferentes faixas etárias, a mostra valoriza corpos e narrativas no envelhecimento, contribuindo para a sensibilização da longevidade. Além de fomentar a convivência com o respeito à diferença e à diversidade cultural.

A Mostra Sentidos faz parte do programa Trabalho Social com Idosos, que há quase 60 anos, tem oferecido atividades permanentes nas unidades do estado, prezando pela valorização social e pelos diferentes processos de envelhecimento da sociedade, respeitando a individualidade de cada pessoa, desconstruindo estereótipos e preconceitos e incentivando o protagonismo e as relações intergeracionais.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.