Foto: Lygia Contin
Foto: Lygia Contin

“Cantuá”, “Grand Pas de Deux Diana e Acteon” e “Véspera”

Com Cia. Ballet Paraisópolis

Campo Limpo

L

atividade presencial

Grátis

Local: Tenda Praça

Sem retirada de ingressos

Data e horário

De 30/03 a 30/03

Domingo

16h às 17h

Foto: Lygia Contin
Foto: Lygia Contin

Espetáculo de balé clássico, neoclássico e dança contemporânea.

‘Cantuá’: Quando a vulnerabilidade é força, quando se precisa amadurecer cedo. Quando não se tem tempo, e ainda assim é preciso ajudar as suas semelhantes. Cantuá é um belo segredo.

‘Grand Pas de Deux Diana e Acteon’: O ballet Diana e Acteon é uma obra clássica baseada na mitologia grega, especialmente no mito de Diana (Artemis), a deusa da caça, e Acteon, um caçador mortal. Originalmente coreografado por Marius Petipa, foi posteriormente introduzido no ballet La Esmeralda por Agrippina Vaganova, com estreia mundial pelo Kirov Ballet, em 1935. O Grand Pas de Deux de Diana e Acteon é um dos duetos do repertório clássico mais populares e mais dançados em galas e festivais do mundo todo.

‘Véspera’: Uma obra que desafia o corpo no espaço com tempos e configurações variadas. Uma criação coreográfica que propõe dinâmicas que são enunciadas, alternadas e retomadas pelos muitos corpos dançantes. Com música de Antonio Vivaldi recomposta por Max Richtter. Véspera é o que antecede um ato, ou vésperus que quer dizer “estrela Vésper, estrela ou planeta de Vênus Partindo do simbolismo da luz e da escuridão”. Um contraponto que estabelece e desenvolve distintas maneiras e sensações, confluindo a um só tempo caminhos infinitos e particulares no corpo de cada intérprete.

O Ballet Paraisópolis é um projeto de formação criado em 2012 pela bailarina Monica Tarragó com o propósito de transformar vidas por meio da arte, oferecendo oportunidades a famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o programa beneficia 200 alunos, enquanto cerca de 2.000 aguardam na fila de espera.

Ao longo da última década, o Ballet Paraisópolis consolidou-se como um importante espaço de arte, dança e cultura, pautado na diversidade e inclusão. Esse compromisso levou à criação da Cia Ballet Paraisópolis, proporcionando uma trajetória profissional a jovens talentos da comunidade. Hoje, a companhia conta com um elenco de dezesseis bailarinos profissionais, representando não apenas a concretização de seus sonhos, mas também a ampliação do acesso ao universo da dança para os duzentos alunos atualmente atendidos pela instituição.

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.