divulgação
divulgação

Capacitação em Empreendedorismo Cultural e Social (módulo II)

Com Preto Téo, Marcel Cabral Couto e Val Chagas

Pompeia

Duração: 180 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Sala 1

Inscrições online a partir das 17h do dia 20/11

Data e horário

De 29/11 a 13/12

29/11 • Sexta • 19h00
divulgação
divulgação

Este projeto tem como objetivo principal capacitar pessoas migrantes, refugiadas e LGBT+ com noções básicas de produção cultural, estruturado em três módulos fundamentais: Produção Cultural, Empreendedorismo Cultural e Comunicação Cultural. A iniciativa busca oferecer ferramentas práticas e conhecimentos essenciais para facilitar a inserção desses grupos no mercado formal de trabalho, com ênfase no setor cultural.

O segundo módulo: Capacitação em Empreendedorismo Cultural e Social pretende proporcionar as habilidades e conhecimentos necessários para iniciar e formalizar uma empresa que atenda o mercado cultural, incluindo uma MEI. Como sequência do módulo I, de produção cultural, o segundo módulo poderá contribuir para aquelas pessoas que muitas vezes são contratadas como pessoa jurídica, prática comum no mercado cultural. O curso visa oferecer uma alternativa viável de emprego para aqueles que enfrentam dificuldades de inserção no mercado como empregados CLT.

Tema 1: Introdução ao Empreendedorismo Cultural (3 horas)

– Conceitos básicos de empreendedorismo cultural
– Diferença entre empreender no mercado cultural e em outros setores
– Identificação de demandas de mercado cultural

Tema 2: Gestão e Formalização de Empresas (3 horas)

– Categorias de formalização de empresas e outros negócios
– Estrutura básica de um Plano de Negócios
– Como abrir uma MEI

Tema 3: Leis de Incentivo e Escrita de Projetos Culturais (3 horas)

– Análise de Editais e Chamadas Públicas
a) Identificação de oportunidades de financiamento
b) Critérios de elegibilidade e seleção

– Introdução às Leis de Incentivo à Cultura
a) Principais leis de incentivo (Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, etc.)
b) Mecanismos de funcionamento e captação de recursos
c) Exemplos de projetos bem-sucedidos

Minibios:

Teodoro Martins, também conhecido como Preto Téo, é produtor cultural e artista independente. Formado em Interpretação Cênica pelo Teatro-Escola Célia Helena, participa da cena de poesia e slams, organizando e produzindo a batalha de poesias Slam Marginália desde 2019. Atualmente, atua como produtor no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, integra a equipa de produção artística de Albert Magno, presta serviços para a Friccione Produções e Comunicação, é produtor executivo da Casa de Candaces, família ballroom da cena kiki à qual pertence, e presta serviços de produção de campo para as agências AVoadoras e Trampolim Creators.

Marcel Cabral Couto é produtor cultural, arte-educador e articulador cultural. Tem experiência com escrita de projetos culturais, produção cultural, articulação territorial e mediação cultural. Tem trabalhado com ensino e oficinas sobre esses temas em casas de cultura, museus e ocupações culturais, como Okupação Coragem, Oficina Cultural Volpi, Casa de Cultura São Mateus, Ação Educativa, Museu da Cidade de São Paulo e Centro de Cidadania LGBTQIA+ Luana Barbosa. Colaborou na escrita da Lei de Fomento à Periferia pelo Fórum de Cultura da Zona Leste, ajudou a produzir o Transarau, as Mostras de Cultura da Periferia e os Roteiros da Jornada do Patrimônio, além de ter sido professor de TCC na Etec de Artes. Atualmente, é pedagogo no Centro de Cidadania LGBTQIA+, professor no Coletivo Transformação e pesquisador do Acervo de Memória LGBTQIA+ ACervo Bajubá.

Val Chagas (ela/ele)
Com formação multidisciplinar, partindo do ensino técnico em Gestão Empresarial pelo Centro Paula Souza e passando pelo bacharelado em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo, possui uma trajetória profissional de dez anos nas áreas de Educação, Cultura e Economia Criativa. Desenvolve projetos educacionais que se relacionam com as territorialidades urbanas, cria materiais e jogos pedagógicos, além de ter ampla pesquisa e experiência em estratégias de acolhimento de públicos diversos. É palestrante, ministra formações sobre diversidade e inclusão, além de workshops de letramento LGBTQIAP+. Coordenou o Núcleo de Educação do Museu da Diversidade Sexual e é cofundadora de um cursinho pré-universitário na cidade de Guarulhos.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.