Neste roteiro, os participantes serão convidados a conhecer o território da Casa Verde, reconhecido como uma das principais referências da cultura preta em São Paulo, conhecida também como a Pequena África paulistana. A atividade será conduzida pelo Coletivo Zona Norte Afro-Diaspórica, criado em 2021 a partir do livro Casa Verde: uma pequena África paulistana, do sociólogo e escritor Tadeu Kaçula, que aborda as africanidades presentes na região e destaca suas manifestações culturais e personalidades marcantes.
O percurso inclui:
Visita ao Afoxé Omo Dadá, fundado em 1980 pela Ialorixá Wanda de Oxum e pelo Ogã Gilberto de Exu. Primeiro afoxé de São Paulo e responsável por abrir o desfile oficial das escolas de samba do Grupo Especial, é um símbolo das religiões de matriz africana no país.
Parada no ateliê do artista plástico João Cândido da Silva, para conhecer de perto sua produção artística e as expressões culturais do território.
Vivência na G.R.C.E.S. Unidos do Peruche, escola de samba fundada em 1956 e a mais antiga da região, que inspirou o surgimento de outras agremiações, como o Morro da Casa Verde e o Império de Casa Verde.
Durante o trajeto, haverá parada para almoço (incluso), com feijoada tradicional e opção vegetariana (desde que informada no formulário de inscrição). Bebidas não estão incluídas.
Informações importantes
Ponto de encontro: às 9h15, no Sesc Carmo. O ônibus partirá com tolerância de 15 minutos.
Recomendações: usar calçados fechados e roupas confortáveis. Levar protetor solar, repelente e garrafa de água.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.