atividade presencial
Grátis
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 18/12, até o dia 23/1. Enquanto houver vagas.
Esse encontro reúne, em uma roda de conversa, pessoas interessadas em conhecer soluções, estratégias, formas de acolhimento, histórias e tecnologias existentes nos espaços culturais de pequeno porte. Muitos desses lugares possuem nas suas práticas cotidianas as características de um lar, por isso, na sua grande maioria, trazem no nome a palavra Casa. No encontro deste mês serão apresentados a Alpharrabio e a Cuiabá 153. Com Dalila Teles Veras e Sueli de Moraes.
Alpharrabio
É uma Livraria, uma Editora e um Centro Cultural, as pessoas que frequentam esse espaço buscam os livros e o encontro com outras pessoas que gostam de arte e de cultura. São escritores, artistas plásticos, músicos, professores e, sobretudo, leitores, ávidos por informação, lazer, debates e troca de ideias. O espaço é um polo irradiador, fomentador e divulgador da cultura regional e, também, dialoga com a cultural nacional, trazendo escritores e artistas da capital e de outros estados para palestras, lançamentos de livros e outros projetos.
Casa Cultural Cuiabá 153
Esse espaço oferece aos seus frequentadores ações culturais que contemplam diferentes crenças, ideias e perspectivas, propiciando o convívio e trocas de experiências. Destacam-se na programação os seguintes projetos: Desafia – Repente Visual, onde um artista desafia outros artistas; Mentoria e Acompanhamento artístico; 153 Session, músicas autorais; arte-terapia para Mulheres; 153 Gastronomia; Residência Artística, aberta a estrangeiros para experiências com artistas locais, hoteleira e gastronômica. A principal realização da casa é o projeto de arte pública “Portões Que Falam”, desde 2014, onde obras de arte produzidas a partir de um tema, são expostas nos portões das Casas de 7 ruas de dois bairros, na cidade de Santo André, SP.
Com Dalila Teles Veras, nascida no Funchal, Portugal, reside no Brasil desde criança. Escritora com cerca de 30 livros nos gêneros poesia, crônica, diário literário e ensaio. Ativista Cultural há mais de quatro décadas. Criadoral da Alpharrabio, Livraria, Editora e Centro Cultural, onde há 32 anos é gestora cultural. Cidadã honorária Andreense e Doutora Honoris Causa pela UFABC.
Com Sueli de Moraes, artista visual e curadora, aluna especial do programa de pós-graduação Interunidades em Estética e História da arte -PGEHA USP, pós-graduada em Estética e História da Arte e em Arte-Educação. Possui graduação em Educação Artística – FAINC e Gastronomia pela UMESP. Há dez anos é embaixadora do Les Fenêtres Qui Parlent no Brasil, realizando o evento de arte pública “Portões Que Falam”. É gestora cultural da Casa Cuiabá 153, desde 2009, onde realiza projetos de exposições de artistas da região do ABC e SP, além de cursos, vivências, diálogos e confraternizações com a comunidade.”
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.