Esgotado
atividade presencial
Grátis
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 25/2, até o dia 29/3. Enquanto houver vagas.
Esgotado
Roda de conversa que reúne pessoas interessadas em conhecer soluções, estratégias, formas de acolhimento, histórias e tecnologias existentes nos espaços culturais de pequeno porte. Muitos desses lugares possuem nas suas práticas cotidianas as características de um lar, por isso, na sua grande maioria, trazem no nome a palavra Casa. Nesse mês serão apresentados dois os espaços culturais: a Casinha do Núcleo e A Casa Tombada. Esses lugares, com anos de atuação no campo cultural, cresceram e os seus gestores decidiram torná-los mais aconchegantes transformando-os em espaços menores, capazes de propiciar o encontro, a convivência, o fortalecimento de relações e a criação de projetos que extrapolam os limites da casa. Nessa roda de conversa os convidados vão contar suas histórias e quais as formas de sustentabilidade e organização desses espaços culturais.
Casinha do Núcleo
O espaço proporciona a convivência, a apreciação estética e conversas intimistas. Suas propostas enfatizam a linguagem musical e iniciativas artísticas que se contrapõem aos mecanismos de massificação cultural. O lugar busca difundir e estimular a pesquisa, a conversa entre os criadores e possibilita a ruptura dos limites que separam os artistas do público.
A Casa Tombada
Realiza publicações editoriais, cursos livres, curso de extensão acadêmica, pós-graduação lato sensu. É um centro de estudo, pesquisa e experimentação em arte, educação e cultura. Tem como propostas de cursos no formato presencial e a distância. Os olhares dos gestores voltam-se para as experiências dos participantes, o estudo, o cuidado de si, a partilha de saberes e, principalmente, a casa como um dispositivo de encontro.
Com Benjamim Taubkin, pianista, arranjador, compositor, curador e produtor musical. Criou e participa de diversos grupos instrumentais como Orquestra Popular de Câmara, Sons de Sobrevivência, Projeto Clareira, em diálogos com músicos da Índia, África do Sul, Coréia, entre outros. Dirige a gravadora e produtora Núcleo Contemporâneo.
Com Ângela Castelo Branco, mestre em Educação e Doutora em Artes pela UNESP. Poeta e arte-educadora, fundadora d’A Casa Tombada onde ministra aulas e coordena a pós-graduação “Gestos de Escrita como prática de risco”. Contemplada pelo Programa de Difusão de Literatura com o projeto “Ateliê Móvel- Instante de Leitura”, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Autora do livro “Epidermias” (ProAc- Publicação de Livros, pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo; “É vermelho o início da árvore” (Funarte, MinC, Bolsa de Criação Literária); “uma volta ao redor do sim me demora algo” (Casa Amitié editorial).
Com Giuliano Tierno, doutor e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Realiza pesquisa junto ao Grupo Roda Línguas do Instituto de Artes da Unesp. Pesquisador associado da ASLF GT25 – Sociologia do Conto. Sócio-fundador d’A Casa Tombada.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.