atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 10/6. Enquanto houver vagas.
Data e horário
De 10/06 a 26/06
Terças e Quintas, 15h às 17h. Exceto dia 19/6
O campo de Relações Internacionais negou durante muito tempo que a cultura pop tivesse influência na política e, por isso, destinou pouca atenção acadêmica ao tema. No entanto, o movimento das celebridades influenciando agendas na política global não é novo e tem ganhado tração nos últimos anos. Neste curso, investigaremos as interações entre os processos de ajuda internacional e o ativismo transnacional das celebridades, com foco nas interações político-econômicas existentes.
Como estudos de caso, analisaremos: 1) a discussão crítica sobre o filantrocapitalismo e a ação dos bilionários em organizações internacionais, com foco na Organização Mundial da Saúde; 2) o cantor Bad Bunny e seu álbum que versa sobre colonialismo na América Latina e no Caribe; 3) a cantora Madonna, sua fundação no Malawi e seu ativismo feminista e humanitarista.
Com Arthur Murta, doutor em Relações Internacionais pela USP, com período sanduíche no King’s College London. Professor de Relações Internacionais na PUC-SP e pós-doutorando no Centro de Síntese USP Cidades Globais (IEA-USP). Coordenador da Área Temática “Feminismos, Gênero e Sexualidade” da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e do Tibira ¿ Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade da PUC-SP.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.