Chaves Narrativas: mediação de leitura e oralidades na escola - Foto: Rebeca Figueiredo
Chaves Narrativas: mediação de leitura e oralidades na escola - Foto: Rebeca Figueiredo

Chaves Narrativas: mediação de leitura e oralidades na escola

Com Mafuane Oliveira

Avenida Paulista

Duração: 180 minutos

18

atividade presencial

Grátis

Local: Lab 2 (4° andar)

Vagas limitadas. Inscrições online a partir de 28/5, 15h, para Credencial Plena e 30/5, 15h, para público em geral.

Data e horário

De 18/06 a 25/06

Quarta

Das 13h às 16h

Chaves Narrativas: mediação de leitura e oralidades na escola - Foto: Rebeca Figueiredo
Chaves Narrativas: mediação de leitura e oralidades na escola - Foto: Rebeca Figueiredo

Tendo a escuta e a oralidade como fio condutor dos encontros, esta proposta pretende estimular as pessoas participantes a atuarem como mediadoras no diálogo entre instituições culturais, escola e diferentes vozes da sociedade brasileira. Refletiremos sobre formas de integrar o universo da tradição oral, valores civilizatórios afroameríndios e de diferentes grupos sociorraciais ao cotidiano.

O objetivo é compartilhar coletivamente formas de narrar histórias, mediar rodas de leitura e sequências literárias, solidificando relações entre a comunidade leitora e ampliando o repertório cultural do grupo participante. Partindo da apresentação de narrativas da tradição oral e contos literários, a mediadora propõe uma reflexão a respeito do processo criativo da arte de narrar histórias na contemporaneidade, como também problematiza o papel do “contador tradicional” nas sociedades ameríndias, africanas e eurocêntricas. Discutiremos as implicações pedagógicas e psicológicas de valorizar as oralituras e literatura em suas diversas manifestações.

Mafuane Oliveira
Contadora de histórias, atriz, educadora, escritora, graduada em pedagogia e mestra em artes cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP. Tem dedicado suas pesquisas e publicado artigos relacionados aos temas da memória, performance, oralituras amefricanas, literatura infanto-juvenil e culturas da infância, é coautora dos livros “Tatu tá cavucando: dez anos de Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: teatro, ritual, brincadeiras e vadiagens” e “Doma: Saberes Negros e enfrentamento ao racismo.” É idealizadora da Cia Chaveiroeiro, projeto de narração de histórias e formação de professores, apresentadora do programa de televisão Contos Rá-Tim-Bum e podcaster do UNICEF Brasil, no projeto “Deixa que eu Conto”. É autora do livro “Cinderela do Rio”, que apresenta a perspectiva afrobaiana do conto clássico “A Gata Borralheira”, coautora do livro “Mesma Nova História” finalista do prêmio Jabuti 2022 na categoria melhor livro infantil. Atualmente é consultora de projetos culturais e educacionais relacionados à oralidade, literatura, arte e educação étnico-racial, e colaboradora no Projeto Fazedoras de Memórias Negras da Casa Sueli Carneiro.

 

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.