Foto: Mário de Almeida
Foto: Mário de Almeida

Cine debate: Morada

Esta programação integra o conjunto de programação “Em Debate: Meio ambiente, clima e cultura”

Centro de Pesquisa e Formação

16

atividade presencial

Grátis

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

Inscrições a partir das 14h do dia 26/6, até o dia 18/7. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 18/07 a 18/07

Sexta

15h às 18h

Foto: Mário de Almeida
Foto: Mário de Almeida

O documentário de longa-metragem musical acompanha o processo criativo do violeiro e cantador João Arruda em seu projeto Morada. O projeto trabalha a regeneração da terra por meio da agroecologia e a influência positiva da arte sobre as pessoas, em direção a uma relação mais harmoniosa com as formas de vida com as quais compartilhamos nossa existência.

Do interior de Minas Gerais, o canto de João ecoa também em defesa da vida no Vale da Pedra Branca, contra a exploração predatória da mineração, somando-se às demais formas de luta no lugar.

A exibição é seguida de conversa entre João Arruda, Déa Trancoso e Rafael Furtado, com introdução de Mário de Almeida.

Com Déa Trancoso, artista, pesquisadora, professora e coordenadora de projetos/programas que conectam arte e educação, filosofia, literatura e ciências divinatórias antigas. Possui experiência docente em artes da existência, artes da presença, artes do corpo e artes da voz, metodologias, cartografias e atividades emancipatórias de pesquisa, língua portuguesa e literatura brasileira (leitura e redação/escrita criativa). Doutora em Educação pela Unicamp, é cantora, compositora, atriz e ensaísta com 35 anos de exercício artístico e científico.

Com João Arruda, cantador, tocador de violas e percussões. É um trovador, produtor musical e agroecológico apaixonado pela cultura musical dos povos, artista comprometido com a valorização e recriação de temas e canções da cultura popular brasileira e da América Latina, bem como a regeneração da terra através da agrofloresta.

Com Rafael Furtado, agricultor que produz café e planta água em sistema agroflorestal no sul de Minas Gerais. Ecólogo de formação e mestre em agroecologia e desenvolvimento rural, trabalha há quinze anos com agroecologia, agricultura familiar, cooperativismo e sistemas agroflorestais

Com Mário de Almeida, documentarista, diretor, roteirista e produtor de São Paulo. Realiza documentários e projetos audiovisuais sobre música e cultura popular.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.