Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cine-leitura: América Latina em Perspectiva

Com Daniela Smith e Elzemann Neves

Ipiranga

14

atividade presencial

Grátis

Local: Sala 10

Inscrições on-line pelo aplicativo credencial Sesc SP ou no site centralrelacionamento.sescsp.org.br a partir do dia 28/05, às 14h, para credencial plena e 30/05, às 14h, para público geral.

Data e horário

De 05/06 a 03/07

Quinta

Quintas, das 19h às 21h. Exceto dia 19/6

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ciclo de discussões a partir de obras da literatura e do cinema que apresentam diferentes perspectivas de criadores latino-americanos.

1 –  tema do encontro: Revanche e mobilidade na estrutura de classe
Obras que serão discutidas: filme “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles e livro “O Cobrador”, de Rubem Fonseca.
No filme, os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros são baleados e cadáveres começam os habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. O conto O Cobrador, de Rubem Fonseca, fala sobre a desigualdade social e a violência, e aborda a revolta de um sujeito marginalizado socialmente contra as classes mais ricas.

2- tema do encontro: A religião como ferramenta de construção social e existencial
Obras que serão discutidas: filme “A menina Santa” de Lucrécia Martel e o livro “Passaporte”, de
Fernando Bonassi.
Em “A Menina Santa”, Amália, jovem católica entrando na puberdade, encontra-se dividida entre o desejo sexual e sua devoção religiosa. No livro “Passaporte”, o escritor Fernando Bonassi reúne aproximadamente 140 episódios, escritos durante suas viagens por vários países do mundo. O livro destaca a dureza de suas análises e sua desesperança em relação aos destinos da espécie humana.

3 – tema do encontro: Queda e Ascenção de Mulheres Invisibilizadas
Obras que serão discutidas: filme “Que horas ela volta?”, de Ana Muylaert e livro “A hora da estrela”, de Clarice Lispector
O filme discute questões de classe e desigualdade social através da história de uma empregada doméstica e sua filha. Val deixa a filha no interior de Pernambuco e passa os 13 anos seguintes trabalhando como babá em São Paulo. Às vésperas do vestibular, Jéssica decide ir para São Paulo para fazer o teste. Val recebe o apoio de seus patrões para receber a garota, mas a convivência com Jéssica na casa é difícil.
Em seu livro, Clarice Lispector questiona o valor da vida humana e a indiferença do mundo para com os oprimidos e invisíveis. A Hora da Estrela é um romance que trata da história de Macabéa, uma moça extremamente ingênua que tenta sobreviver e se adaptar em meio a uma cultura diferente da sua.

4 – tema do encontro: A classe média e os seus fantasmas
Obras que serão discutidas: filme Trabalhar Cansa, de Marco Dutra e Juliana Rojas, e livro  “As coisas que perdemos no fogo”, de Mariana Enriquez (Argentina). No filme, Helena é uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Um dia seu marido perde subitamente o cargo em uma grande corretora, dando início a um processo de desestabilização na família. O livro “As coisas que perdemos no fogo” reúne contos que usam o medo e o terror para explorar várias dimensões da vida contemporânea. Em um primeiro olhar, as doze narrativas do livro parecem surreais, no entanto, depois de poucas frases, elas se mostram estranhamente familiares: é o cotidiano transformado em pesadelo.

Daniela Smith é bacharel em Letras e mestra em Comunicação e Semiótica, teve como mestres os diretores de teatro Antunes Filho e Antônio Abujamra. Pertenceu ao Círculo de Dramaturgia do Centro de Pesquisa Teatral, onde iniciou seus estudos na arte da escrita. Ao longo da carreira, vem realizando trabalhos na área de educação, como professora, e na área artística, como dramaturga, roteirista, diretora e atriz.

Elzemann Neves é roteirista, dramaturgo e diretor. Atualmente, coordena os cursos de Formação Livre em Roteiro e Filmworks da Academia Internacional de Cinema – AIC, e é professor de roteiro da pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes. Integrou a comissão de seleção de projetos do BrLab em 2020 e 2021. Em 2024, ministrou oficinas sobre Narrativas Cinematográficas na Therecine-Mostra de Cinema de Teresina, e escreveu o roteiro do filme Dilema 360º, exibido no evento X Reality 2024.

Inscrições on-line pelo aplicativo credencial Sesc SP ou no site centralrelacionamento.sescsp.org.br a partir do dia 28/05, às 14h, para  credencial plena e 30/05, às 14h, para público geral. 

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.