Duração: 180 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Espaço de Tecnologias e Artes
Retirada de senhas 30 minutos antes no local.
Data e horário
De 24/08 a 24/08
19h às 22h
Encontros mensais para exibição, conversa, análise e reflexão de filmes. Uma vez por mês um filme selecionado será a temática do encontro.
Periferia Preta é um coletivo formado na Fazenda da Juta, região de Sapopemba, em São Paulo (SP). Desde 2013, artistas, arte-educadoras (es) e entusiastas do projeto utilizam a Periferia Preta como ferramenta de ação social e inserção artística na Zona Leste, promovendo projetos diversos pautados em frentes variadas, como música, teatro, saraus, rodas de samba, entre outras.
Um dos projetos do coletivo é o Cine Juta, um cinema aberto e livre, com filmes tendo a periferia no papel principal, fomentando a magia do cinema para a população do bairro de forma democrática e ampla, como a sétima arte merece ser.
Em 2022 o coletivo lançou o curta-metragem “Sapopemba 2072”, que será exibido no encontro de agosto.
O filme conta parte da história de luta do território, que além das desigualdades históricas, tem vivido a pandemia de maneira aguda. Na produção, assinada pelo coletivo Periferia Preta, contraria-se o cenário de desesperança e as narrativas de violência com artistas que refletem, num salto para fora deste tempo de mortes, como seus mais velhos semearam a luta-escola deste chão plantando o futuro das pessoas e dos lugares.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.