Duração: 90 minutos
atividade online
Data e horário
De 01/01 a 31/12
Disponível 24h
No curso, elaborado pelo professor Ismail Xavier, da ECA-USP, um dos principais teóricos do cinema brasileiro e discípulo de Paulo Emílio Sales Gomes e Antônio Candido, vamos percorrer uma importante etapa do cinema brasileiro e mundial, para compreender melhor como se deu a transição entre os estilos clássico e moderno, na passagem entre os anos 1950 e 1960.
Para isso, vamos analisar e comparar cenas de três filmes emblemáticos na história do nosso cinema que têm como tema o cangaço. São eles: O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto, uma produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz; Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos; e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, ambos representantes do Cinema Novo. Em pauta, neste estudo comparativo, estarão três aspectos relacionados ao estilo dos filmes: luz, movimentos de câmera e montagem. Veremos como variações de linguagem nesses três elementos podem contar histórias bastante diferentes entre si e sugerir as intenções autorais dos realizadores.
Atividade gratuita, sem venda de ingressos.
___________
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.