Divulgação
Divulgação

Cinemas Africanos: o cinema visto pelas tradições orais

com Morgana Gama

Pompeia

Duração: 150 minutos

AO VIVO
14

atividade online

Grátis

Local: O link será enviado por e-mail, após confirmação da inscrição.

Inscrições abertas até 29/09, pelo App Credencial Sesc SP ou pelo site da Central de Relacionamento Digital do SESC

Data e horário

Terça

18h30 às 21h

AO VIVO
Divulgação
Divulgação

No contexto dos cinemas africanos, a tradição oral é uma importante fonte de inspiração para os cineastas não somente para a construção de suas histórias, mas, sobretudo, no processo de pensar a “gramática” ou a poética narrativa dos filmes. Por isso, nosso curso propõe apresentar um panorama de como as tradições orais foram incorporadas pelos cinemas africanos, trazendo a importância desse legado para as culturas do continente e oferecendo novas formas de se contar histórias no cinema.

O curso está dividido em 4 (quatro) encontros com duração de 2h30 com fornecimento de apostilas em cada aula:

AULA 1: Tradições orais na história: adaptação de contos africanos
AULA 2: Tradições orais na encenação: o griot na tela
AULA 3: Tradições orais na narrativa: novas formas de contar histórias no cinema?
AULA 4: Tradições orais nos cinemas africanos: exercícios crítico-analíticos

Os encontros serão realizados de forma remota através de aulas expositivas e dialogadas transmitidas, via aplicativo de videoconferência, em que o público terá a oportunidade de conhecer parte da produção cinematográfica do continente africano, por meio da exibição de trechos de filmes, e colocar em prática o conhecimento adquirido por meio da realização de exercícios crítico-analíticos ao final do curso.

Morgana Gama de Lima é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBA), com estágio doutoral na Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, Portugal. Realizou mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA, 2014) e graduação nos cursos de Comunicação Social/Relações Públicas (Universidade do Estado da Bahia, 2008) e Produção Cultural (Facom/UFBA, 2009).

Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre a relação entre narrativa e cultura oral em cinemas de África e suas diásporas (CNPq 25/2021) no Póscom/UFBA e coordena o Seminário Temático Cinemas Negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas (SOCINE), juntamente com Janaína Oliveira e Kênia Freitas. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Análise Fílmica (LAF/UFBA), colabora em projetos de difusão audiovisual como o Cineclube Nanook, Cine África e o Porto Femme Film Festival (Portugal).

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.