Duração: 58 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Espaço de Leitura - 3º andar
Indicado para pessoas a partir de 60 anos
Data e horário
De 25/02 a 25/02
das 14h às 15h
O clube da leitura promove a troca de ideias, a discussão e a apreciação de livros entre os participantes. Os membros escolhem um livro para ler em conjunto e, em reuniões regulares, compartilham suas opiniões, reflexões sobre a obra. Proporcionando um espaço social e de conexões entre as pessoas que compartilham o mesmo interesse pela leitura.
Esses encontros podem acontecer em cafés, bibliotecas e no final do mês um ultimo encontro no espaço de leitura no Sesc Consolação para relatos desses momentos de aprendizados e trocas de experiências.
A proposta desse Clube de leitura se inspira nas palavras de Fernanda Montenegro ditas no documentário Tributo – Fernanda Montenegro que comemora os 95 anos da atriz. A experiência do luto é uma das mais universais e desafiadoras pela qual todos inevitavelmente passamos. Em suas palavras, Fernanda Montenegro nos convida a refletir sobre a importância de “tentar aceitar” o que não podemos mudar, pois “ninguém é eterno.” Ela nos lembra da saudade profunda que surge pela ausência de amigos e entes queridos ao longo da vida, criando um “buraco de saudade” – um espaço vazio que só aqueles que partiram poderiam preencher.
Esse clube de leitura sobre o luto propõe-se a ser um espaço acolhedor para navegarmos essas perdas juntos. Através da literatura, poderemos explorar histórias e perspectivas diversas, ajudando-nos a compreender melhor as nuances do luto e da saudade. Fernanda aponta para uma verdade emocional que a leitura pode aprofundar: lidar com a memória dos que amamos e com a certeza de que todos enfrentamos essa despedida. Pois como diz Luiz Antônio Simas, o contrário de vida não é a morte, mas sim o esquecimento.
Portanto, esse clube é uma forma de não apenas aceitar a finitude da vida, mas de honrar as memórias, compartilhar sentimentos e encontrar um caminho de compreensão coletiva. Afinal, como Fernanda expressa, o luto não é um convite para a conformidade, mas para uma aceitação que nos ensina a seguir adiante, carregando conosco as lembranças e legados daqueles que amamos.
Objetivo do Grupo
Propósito: Criar um espaço seguro e acolhedor onde os participantes possam explorar, entender e compartilhar suas experiências sobre o luto, utilizando a leitura como ferramenta para refletir e encontrar apoio mútuo.
Foco: Textos literários, ensaios, poesias e estudos que abordem a temática do luto, da perda e da cura, abrindo espaço para discussões e trocas.
Público-Alvo
Pessoas que estejam vivenciando o luto ou que desejem entender melhor o processo, com ou sem experiência anterior em leitura.Indicado para pessoas maiores de idade, dada a complexidade e a carga emocional dos temas tratados.
Estrutura dos Encontros
Frequência: Mensal, para permitir uma leitura tranquila e tempo para processar as reflexões. Com um encontro ao final do mês para garantir o espaço para a discussão e reflexões sobre a leitura.
Formato: Presencial.
Seleção das Leituras
Critérios: Textos que tratem do luto sob diferentes perspectivas culturais, religiosas e psicológicas, variando entre clássicos da literatura, psicologia, espiritualidade, ensaios e poesia.
Sugestões de leitura
Menina nina: duas razões para não chorar – Ziraldo
Notas sobre o luto – Chimamanda Ngozi Adichie
O lugar – Annie Ernaux
As pequenas chances – Natalia Timerman
O Livro Tibetano do Viver e do Morrer
Não fossem as sílabas do sábado – Mariana Salomão Carrara
Aprender a falar com as plantas – Marta Orriols
Luto Sem Medo – Max Porter
Avesso da Pele – Jeferson Tenório
O pai da menina morta – Tiago Ferro
Lili: novela de um luto – Noemi Jaffe
Sozinha – Keka Reis
As mais belas coisas do mundo – Valter Hugo Mãe.
O que é o luto Renato Nogueira – Biblion ebook
Atividades de Grupo
Discussão Guiada: Levantar perguntas-chave sobre o texto para estimular a reflexão, como:
Espaço para Partilha: Reservar uma parte do encontro para que os participantes compartilhem, de forma voluntária, suas próprias vivências e reflexões.
Facilitador(a)
Divulgação e Acesso
Feedback e Ajustes
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.