foto: Felipe Calixtre
foto: Felipe Calixtre

Clube de Invenções: Espaço para adultos e crianças criarem juntos

com Alberto Tembo e Patrícia Quilici, arte-educadores e eternos inventores

Sesc Verão

Jundiaí

Duração: 180 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Atividade não sequencial. Vagas limitadas. Retirada de senhas no local 30 minutos antes.

Datas e horários

De 09/01 a 30/01

09/01 • Domingo • 14h00
16/01 • Domingo • 14h00
23/01 • Domingo • 14h00
30/01 • Domingo • 14h00
foto: Felipe Calixtre
foto: Felipe Calixtre

As invenções fazem parte de nossa vida, convivemos com elas diariamente e reconhecemos aquelas que mudaram a humanidade. O que frequentemente esquecemos é que somos todos inventores, como quando recorremos às “gambiarras” para resolver problemas do cotidiano.

Nesta atividade, voltada para grupos de crianças e adultos interessados no tema, vamos explorar a inventividade a partir do potencial criativo inato aos seres humanos. Inspirada nas propostas de “chindogu”, do inventor japonês Kenji Kawakami.

Cada mesa terá direito a ser ocupada por até 4 pessoas do mesmo núcleo de convívio. No caso de menores de 10 anos, é necessário acompanhamento de 1 adulto de referência.

 

Dia 9/1: Invenções nada ordinárias

Dia 16/1: Invenções subversivas

Dia 23/1: Invenções anárquicas

Dia 30/1: Invenções em jogos

 

Sobre os propositores:
Alberto Duvivier Tembo é educador, artista e ambientalista. É formado em Artes Plásticas pela FAAP, com pós-graduação em Educação Lúdica pelo Instituto Superior de Ensino Vera Cruz e em Educação Holística e Economia para a Transição, pelo Schumacher College Br. Pesquisa a intersecção entre arte, ecologia, jogo e educação, por meio de sua produção artística e da condução de cursos e encontros. Membro fundador do coletivo Zebra5, que desde 2009 desenvolve atividades que exploram o campo do jogo por meio de propostas de oficinas, intervenções, obras-jogo e cursos para diversas instituições culturais. Trabalhou na área da mediação cultural por mais de 15 anos, como coordenador de educativos em exposições no CCBB- SP e em diversas unidades da rede Sesc. É autor de jogos de tabuleiro (como Abstratus, premiado como melhor jogo para a família de 2019). Atualmente, dedica-se à preservação ambiental e defesa da causa animal em loteamento em Itatiba (SP), onde reside, e em Camanducaia (MG), onde iniciou um projeto de reflorestamento de mata nativa.

Patrícia Marchesoni Quilici é mestranda em Arte e Educação (UNESP), graduada em Artes Plásticas (FAAP), com especialização em Curadoria e Educação em Museus (USP), há cerca de quinze anos no segmento de Arte/Educação e Mediação Cultural. Já coordenou o Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil, do Centro Cultural São Paulo e do Paço das Artes. Trabalhou como arte/educadora, supervisora e coordenadora de educativos de diversas exposições de arte em diferentes instituições e, desde 2014, atua como artista/educadora independente, desenvolvendo oficinas e intervenções lúdicas
para crianças, cursos para adultos, formação para educadores e professores, projetos socioculturais e coordenação de educativo de exposições tendo prestado serviços para instituições como: Itaú Cultural, CCBB, Casa das Rosas, Fundação Ema Klabin, Fábricas de Cultura, Centro de Pesquisa e Formação e mais de vinte unidades da rede Sesc e escolas. Pesquisa processos de criação em atividades para crianças, tendo feito uma série de cursos na área de arte no Brasil e no exterior, como na Saint Martin College e na ICA de Londres.

O que preciso saber antes de comprar um Ingresso:

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.

Consulte antecipadamente em sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento da unidade promotora do evento.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.