Divulgação
Divulgação

Clube de Leitura: A ridícula ideia de nunca mais te ver

com mediação de Penélope Martins

Guarulhos

Duração: 120 minutos

A16

atividade presencial

Grátis

Local: Biblioteca

Sem retirada de ingressos.

Data e horário

De 12/11 a 26/11

Quarta

19h30 às 21h30

Divulgação
Divulgação

Como lidamos com os laços afetivos rompidos diante da morte? O clube deste mês conversará sobre esse e outros assuntos ligados à felicidade, às rupturas e aos recomeços, a partir da leitura dos romances “A ridícula ideia de nunca mais te ver”, de Rosa Monteiro, e “Quando minha mãe voou no 14 Bis”, de Penélope Martins.

Sinopse do livro: A ridícula ideia de nunca mais te ver (2013)

Autora: Rosa Montero

Quando Rosa Montero leu o impressionante diário que Marie Curie escreveu após a morte de seu marido, ela sentiu que a história dessa mulher fascinante guardava uma triste sintonia com a sua própria: Pablo Lizcano, companheiro de Montero durante 21 anos, morrera havia pouco depois de enfrentar um câncer. As consequências dessa perda geraram este livro vertiginoso e tocante a respeito da morte, mas sobretudo dos laços que nos unem ao extremo da vida.

Sinopse do livro: Quando minha mãe voou no 14 Bis (2025)

Autora: Penélope Martins

A mãe da narradora desta história decidiu voar sem dizer nada a ninguém. Enquanto ela não volta, a menina relembra momentos felizes e tristes, já que a vida “sempre tem um pouco de cada coisa”. Descidas emocionantes com carrinho de rolimã, galinhas que viram almoço, batatas assadas na fogueira, crises nervosas, ausências¿ entre essas memórias, a narradora vai percebendo os seus sentimentos – tão contraditórios quanto a vida – e as particularidades de sua mãe, cuja cabeça é “cheia de nuvens e passarinhos desmaiados depois de abraços fortes”.

Minibio mediadora:

Penélope Martins (Mogi das Cruzes, São Paulo, 1973) é escritora e narradora de histórias. Advogada especializada em Direitos Humanos, dedica-se à formação de novos leitores desde 2006, produzindo conteúdo para o desenvolvimento contínuo de educadores e mediadores de leitura. É autora e curadora do projeto Mulheres que leem mulheres; criadora da revista virtual e podcast Toda hora tem história com apoio da Lei Aldir Blanc. Entre seus livros publicados, estão: Minha vida não é cor-de-rosa; Uma boneca para Menitinha, escrito em parceria com Tiago de Melo Andrade; e Pés descalços, todos agraciados pelo Prêmio Biblioteca Nacional e selecionados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos e Literários – PNLD; Ainda assim te quero bem, escrito em parceria com Caio Riter, vencedor do Prêmio da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ, categoria melhor texto juvenil; Quando minha mãe voou no 14 Bis, finalista do Prêmio Jabuti 2025, na categoria livro juvenil.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.