Duração: 90 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Biblioteca
Data e horário
De 29/11 a 29/11
Esse clube de leitura é dedicado a literatura infantil e infantojuvenil, aberto para todas as idades, principalmente para as crianças. Um local para ler em voz alta, conversar sobre o livro escolhido e além de explorar o universo lúdico e/ou da imaginação. Com o objetivo de incentivar à leitura, através da construção de narrativas contracoloniais, por meio da valorização de histórias afro-brasileiras, afro-pindorâmicas e africanas. Os encontros foram realizados uma vez ao mês – de agosto a novembro – com a curadoria e mediação da escritora e antropóloga Heloisa Pires Lima, que trouxe a cada encontro a participação de pessoas especiais convidadas. No mês de novembro teremos a presença da escritora, educadora e pesquisadora Ananda Luz.
Livro escolhido do mês de novembro: ‘Eu devia estar na escola’ de Ananda Luz.
Ananda Luz é educadora, pesquisadora e curadora, pedagoga, mestra em ensino e Relações Étnico-Raciais. Atua nas coordenações coletivas das pós-graduações O Livro Para Infância e Educação e Relações Étnico-Raciais na Casa Tombada-SP. Realizou a curadoria da Exposição Karingana – presenças negras no livro para as infâncias no SESC – Bom Retiro. Jurada dos 30 Melhores Livros do Ano da Revista Crescer (2024, 2023, 2022 e 2021) e do Leia com uma criança do Itaú 2023. Curadora de acervos literários como o projeto Bamberê – entre livros e infâncias (SAJ, FLiMuniz e Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru) e da Ong Vaga Lume (2022). Curadora e criadora com Jéssica Silva do projeto, Odú: Arte e Territorialidade. Foi escriba com Isabel Malzoni do livro “Eu devia estar na escola” e “Para Crescer e Ser Feliz, todo mundo tem direito”, editora Caixote em parceria com a Ong. Redes da Maré. E é uma das autoras do livro Infâncias e Leituras – presenças negras e indígenas na literatura infantil, organizado por Márcia Licá pela editora Pulo do Gato. Foi curadora com Emília Nuñez da Flikids e é curadora da FliMuniz. Hoje realiza os podcasts Livros e Infâncias com Cristiane, Rogerio e Coreto Sonoro com Marcus Matraca.
Heloisa Pires Lima é gaúcha de Porto Alegre, é doutora em antropologia social. Desde 1995 ela atua no circuito editorial como escritora, editora e pesquisadora da área. A origem continental africana é o destaque em suas abordagens. Em especial, vale lembrar de alguns marcos da trajetória editorial de Heloisa. Ela coordenou a coleção Orgulho da Raça (ed Memórias Futuras,1995), criou e foi editora da Selo Negro Edições – Grupo Summus editorial (1998-2002), consultora do programa Livros Animados-Canal Futura/ Fundação Roberto Marinho, inserido no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC (2004-2006). Mais recentemente, vem desenvolvendo consultorias tanto na esfera pública (MEC e SMEs), privada, quanto Ongs nacionais e internacionais (Unesco, Ceert, Cenpec.). É Conselheira da Casa Sueli Carneiro onde está curadora do Rodas Literárias. Recentemente, ministrou cursos relacionados à área editorial no A Casa Tombada onde é professora convidada para a pós-graduação – O livro para a Infância. Coordenou o Catálogo da exposição Karingana/ SESC Bom Retiro. Jurada do prêmio Jabuti 2022. Autora de O catavento eleito como Os 30 melhores do ano 2024/ Revista Crescer. Prêmio Luiza Mahim 2024.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.