Esgotado
atividade online
Local: Plataforma Zoom
Inscrições a partir das 14h do dia 27/3, até o dia 11/4. Enquanto houver vagas.
Esgotado
O curso visa estudar a influência da expografia das exposições para encaminhamento de possíveis significados da curadoria e das peças expostas.
Serão estudadas as relações espaciais, institucionais, elementos textuais e as peças exibidas, em suas aproximações aos vários públicos frequentadores até a elaboração de uma abordagem para a crítica expositiva.
A dinâmica do curso é a de análise de recortes curatoriais de mostras históricas e recentes analisando seus elementos materiais e conceituais.
Encontro 1
Estratégias de interpretação de exposições históricas por meio de corpus documental possível, tais como fotografias, textos, críticas jornalísticas, depoimentos, entre outras possibilidades.
Encontro 2
Análise dos elementos constitutivos em exposições históricas. Estudo de casos
em exposições históricas, de arte e design. As relações entre exposições e educação, didatismo e propaganda de ideários.
Encontro 3
Análise dos elementos constitutivos em exposições contemporâneas. Estudo de
casos em exposições históricas, de arte e design. Dinâmicas entre os elementos,
possíveis análises e interpretações.
E
ncontro 4
A partir do estudado, organização de um roteiro flexível de observação, análise e
interpretação de mostras. Consideração sobre as lacunas e dificuldades para a
crítica expositiva. Estudo de casos e possíveis resultados críticos.
Com Mirtes Marins de Oliveira, curadora e escritora. Doutora em Educação: História e Filosofia. Coordenadora da pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Autora de Gretta Sarfaty, pela Act Editora (2024).
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.