Foto: Juliana Lubini
Foto: Juliana Lubini

Concerto Meditativo com as Tigelas Tibetanas  

Atividade exclusiva para participantes do encontro Me Editar.

Me Editar

Bertioga

L

atividade presencial

Grátis

Local: Sesc Bertioga | Ginásio.

Vagas Limitadas.

Data e horário

Domingo

Dia 26/2, das 9h às 10h.

Foto: Juliana Lubini
Foto: Juliana Lubini

As tigelas cantantes são instrumentos utilizados nas práticas de meditação e terapia do som. A origem é asiática e, apesar do nome “tibetano”, elas vieram de regiões do Nepal, China e Japão. A terapia proporcionada pelas tigelas tibetanas tem como base a fricção do bastão de madeira em sua borda para a produção de frequências sonoras, mas também são utilizadas baquetas na técnica de strike, com suaves batidas. As tigelas podem estar vazias ou até mesmo com ervas, incensos e água em seu interior, para potencializar os sons emitidos e, consequentemente, os aromas também.

Os sons emitidos têm o poder de conectar o indivíduo ao presente e assim relaxar o corpo e a alma. Os monges tibetanos definem esses sons como o “som do vazio” e o “som do coração”, para que ao entrar no processo de relaxamento, a pessoa se liberte das culpas do passado e das ansiedades do futuro. Independentemente da técnica usada, esse tipo de terapia busca trazer equilíbrio entre as frequências dos dois lados do cérebro, promovendo um “ajuste” para que determinadas funções corporais funcionem normalmente. A partir disso é possível tratar doenças como hipertensão, enxaqueca, depressão, ansiedade e estresse.

Com Sylvia Sóglia, terapeuta artística e sonora, artista plástica e instrutora de meditação. Também atua como terapeuta integrativa e ocupacional, com especialização em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Arte Terapia pela Universidade Hertforshire de Arte e Design, na Inglaterra. Praticante de Massagem de Som com Tigelas Tibetanas dos Métodos Peter Hess e Tradicional Tibetano. Instrutora de Meditação, com iniciação em Kriya Yoga, em 2007. Praticante de Hatha Yoga desde 2007.

Esta programação faz parte do encontro de meditação Me Editar – Meditação de Todos os Povos, que será realizado no Sesc Bertioga entre 24 e 26 de fevereiro de 2023. Para acesso a esta programação, é necessário a inscrição no evento:

Inscrições On Line disponibilizadas aqui de 4 a 12/2 de 2023.

Acompanhe a programação completa clicando aqui.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.