foto Renata Gobatti
foto Renata Gobatti

Confecção de instrumentos Agbê 

Com Afonsinho Menino 

Do 13 ao 20

Ribeirão Preto

L

atividade presencial

Grátis

Local: Oficina 1

30 vagas, por ordem de chegada. 

Data e horário

De 26/11 a 26/11

26/11 • Sábado • 14h00
foto Renata Gobatti
foto Renata Gobatti

Agba, em iorubá, significa cabaça. Xequerê é o nome mais comum em português. É um instrumento musical da África que consiste numa cabaça seca (com pescoço) envolta por uma rede de miçangas, sementes ou búzios. Pode ser grande ou pequeno. Para tocar o instrumento, basta agitá-lo de acordo com o ritmo. Usado em manifestações como candomblé, umbanda, maracatu, samba, entre outros. 

A atividade estimula a criatividade; desenvolve habilidades como inteligência espacial, coordenação motora fina, memória e concentração; melhora o fazer coletivo, promovendo a solidariedade e o bom humor; fortalece positivamente os vínculos sociais; e ainda contribui para maior consciência de nossa africanidade material (instrumentos), musical e cultural. 

Percussionista, luthier de tambores, educador e pesquisador, Afonsinho Menino tem cerca de 30 anos de contribuição à música. Em sua carreira, tem atuado em grupos musicais e trabalhos solos, além de ministrar workshops, cursos e oficinas de percussão e construção de instrumentos em diversos equipamentos, inclusive unidades do Sesc SP.

 

Do 13 ao 20: (Re)Existência do povo negro
Do 13 ao 20 faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças, com o intuito de refletir sobre a construção das identidades e valorizar a pluralidade de manifestações e expressões culturais.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.