Data e horário
De 19/01 a 19/01
das 12h às 13h
Introdução ao jongo, uma tradição afro-brasileira presente em toda a região sudeste.
Herança dos povos africanos do Congo/Angola, apresentado em vários estilos de dança e cantoria acompanhada por tambores, onde o improviso de versos também se faz presente no diálogo cantado entre os participantes.
O Jongo de Guaratinguetá caracteriza-se pela grande roda onde todos cantam respondendo o coro do ponto e acompanham com palmas; um par dança ao centro e cada pessoa que queira dançar faz o revezamento.
No Jongo de Cunha, os tambores ocupam o centro da roda, a dança é coletiva e os cantadores pedem a palavra com “Cachuera”, interrompendo o movimento da roda até que os brincantes entendam o improviso cantado e respondam o coro, para que a roda siga girando na dança coletiva.
O Grupo Sambaqui tem formação diversificada e tem como principais atividades a pesquisa e a vivência de manifestações da cultura tradicional afro-brasileira da região sudeste, tais como Samba de Bumbo, Jongo e Batuque de Umbigada.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.