Duração: 240 minutos
atividade presencial
Local: Atividade Externa
Inscrições de 1 a 5/11. Divulgação de sorteio em 7/11, às 15h. Pagamento de 8 a 12/11. Lista de espera 14/11, às 15h.
Circuito a pé noturno pelo cemitério do Consolação. Inaugurado em 1858, sua construção e história conta parte da história da cidade de São Paulo, e as mudanças culturais relacionadas aos rituais fúnebres, a partir do século XIX. O roteiro sensibiliza o público a respeito dos significados, usos e importância patrimonial dos cemitérios, além de apresentar aspectos relacionados aos costumes e formas de se lidar com a morte e os sepultamentos. O local conta com túmulos de famosos como a Marquesa de Santos, o advogado Luiz Gama, o da família do empresário Matarazzo e os milagreiros Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith de Barros. Com Thiago de Souza (O que Te Assombra?) e Viviane Comunale (Patrimônio Funerário SP).
Ponto de encontro: 18h no Metrô Consolação (caminhada de 10 minutos até o Cemitério – acompanhamento pelo guia)
17h30 – Ponto de encontro – Metrô Consolação
18h15 – Encontro com os especialistas no local.
21h- Saída do cemitério
21h30- Prazo máximo para retorno ao metrô Consolação acompanhados pelo guia.
Códigos sorteados para efetivação de inscrições da segunda lista (14/11):
MTSIKXQQ
EGXCOVRU
URRDEPBR
JBMHIOYW
DGHXLFWN
SCEFIPOJ
FLJQEIQI
AMJBAOIJ
MKBYPWZZ
CGKNHTRJ
____
Códigos sorteados para efetivação de inscrições (8 a 12/11):
YXKCPZNY
WTFQGFPS
OZTUPPLC
JARDXWJQ
MFDGLSTY
HIPYZTPH
TAOLPZDX
WBLJAVSH
MGTMDMWJ
CKBGINAI
AEFJFDGX
GLUJHJJZ
JMFOPLUW
OWMDZZJJ
PJSYXQKY
HRYJDUEN
YKLJRCVP
Inscrições: de 1 a 5/11 – inscrições aqui
Divulgação de sorteio: 7/11, às 15h
Pagamento: 8 a 12/11
Lista de espera: 14/11, às 15h
Valores: R$45,00 (público em geral)/ R$30,00 (credencial plena)
___
EDUCADORES:
Thiago de Souza
Compositor, Roterista e um dos idealizadores do projeto “O Que Te Assombra?”, que trará à luz da atualidade cemitérios e suas histórias, assombrações históricas, aparições, maldições, almas penadas e tudo que o inexplicável guarda em seus porões. Os conteúdos produzidos são veiculados pelo Youtube, como Podcast e em perfis no Instram e Facebook.
Viviane Comunale
Historiadora e professora. Doutora e mestra em Artes Visuais pela UNESP. Pesquisadora do grupo Barroco Memória Viva: da arte colonial à arte contemporânea. Filiada a Associação Nacional de História (ANPUH) e a Associação de Estudos Cemiteriais (ABEC). Docente do departamento de Pedagogia no Centro Universitário Santa Rita – UNISAN e do Colégio Amorim.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.