atividade presencial
Grátis
Local: Teatro
Retirada de ingressos 1 hora antes.
Data e horário
Sorocaba é um território de diversidade cultural e resistência. Ainda assim, mesmo que em muitas posições de liderança, poucas mulheres são celebradas ou reconhecidas em um lugar de destaque. O encontro, para além de destacar a importância da luta por direitos e pela visibilidade, é um compartilhar de experiências a partir do diálogo com lideranças de importantes grupos de resistência da cidade.
Ediramar Nascimento (Dira) é ativista da Frente de Luta na Região de Sorocaba – Coordenadora dos Assentamentos da Região – Ativista e Promotora Legal Popular.
Pötyra Kambeba, nome civil Rosangela Batalha Braga, pertencente ao povo Omágua/Kambeba, nasceu em São Paulo de Olivença-AM. Graduada em Bacharelado em Administração do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia-Departamento de Administração-ADM, e mestranda em Educação no Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. É diretora administrativo-financeira voluntária na ONG Núcleo de Envolvimento Comunitário – NEC; É agente de Cultura Territorial de Sorocaba pelo Ministério da Cultura – MinC; Membro voluntária do Programa Educacional Tutorial (PET) – Saberes e Conexão Indígenas da UFSCar-Sorocaba e Educadora do infanto-juvenil do programa Curumim no Sesc em Sorocaba.
Thara Wells é a primeira mulher trans a entrar para a história de Sorocaba ao conquistar o título de Cidadã Emérita, em 2018. Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, de 2018 a 2022, cofundadora da Associação de Transgênero de Sorocaba, em 2017, mestre nos estudos da Condição Humana na UFSCar – Campus Sorocaba, em 2022 e primeira mulher trans sorocabana conselheira tutelar, em 2023.
Ariani Teodoro é mediadora de Leitura, Professora de idiomas, internacionalista, pós-graduada em Gestão de Projetos e Inovação pela FACENS Sorocaba e tradutora e intérprete pela PUC-PR. Amante de livros e clubes de leitura, ativista do Movimento Negro Unificado de Sorocaba. Curadora da Exposição de Úrsula à Ponciá, que retrata em telas os 200 anos da independência do Brasil e de Escrevivência por Mulheres Negras e do Projeto Cine por Elas, que reúne cinema e literatura feminina. Produtora do Livro: Conheça-nos: Mulheres Negras na Influência e Cultura Sorocabana. Idealizadora da página @ari_entrelinhas, no Instagram, onde escreve majoritariamente sobre literatura negra e feminina.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.