Duração: 45 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Biblioteca - 4º andar
Data e horário
De 08/04 a 29/04
15h às 16h
A contadora de histórias e atriz Isis Madi, acompanhada da cantora e compositora Larissa Finocchiaro, apresenta um variado repertório de narrativas orais, de diferentes culturas, partilhadas em sessões temáticas de contação de histórias: Damas e guerreiras, Contos populares do Brasil, Histórias à sombra das árvores e Mil e uma noites. Esta ação tem a intenção de celebrar a tradição de contar histórias.
DAMAS E GUERREIRAS
Sinopse: Histórias de mulheres que enfrentam guerras por seus ideais. Nesse repertório, Isis Madi conta histórias de mulheres guerreiras, entre elas: A Donzela Guerreira, camponesa que, para assumir o papel de seu velho pai, luta em uma guerra, vestida de homem, ao lado dos soldados do rei; o conto árabe A bela Fahima, e o conto sufi Nova morada.
CONTOS POPULARES DO BRASIL
Sinopse: Nesse repertório a contadora relembra importantes figuras da cultura popular, contando alguns de seus causos e mesclando canções e contos menos conhecidos de nossa história. Dentro de uma maleta estão guardados Saci, Curupira e Iara, representados por objetos divertidos que entremeiam e disparam os contos a seguir , escolhidos de acordo com a ocasião e o público presente.
HISTÓRIAS À SOMBRA DAS ÁRVORES
Sinopse: Esta narração relembra o velho prazer de ouvir e contar histórias embaixo das árvores através de contos tradicionais de diversos países, como o africano O Homem mais azarado do mundo, o norueguês Torneio de Comilança e o chinês O pote vazio. A narração acontece em baixo de um pé de histórias, que tem como frutos diversos objetos que se transformam nas personagens da contação. As canções desse trabalho são originais e relembram nomes de diversas árvores brasileiras.
MIL E UMA NOITES
Sinopse: Esta sessão de narração oral que traz contos do livro árabe Mil e Uma Noites. Nele, Sherazade, a grande narradora de todos os tempos, conta histórias por Mil e Uma Noites para o Rei Shariar. Através do fio de sua narrativa, Sherazade salva todas as mulheres e a si mesma da morte, recuperando o amor e a confiança de seu marido, o rei. As histórias se ligam umas nas outras, resgatando um universo fantástico e a vontade permanente de ler, ouvir e contar histórias.
Isis Madi é atriz, contadora de histórias e educadora. Foi integrante e fundadora do Grupo Teatro de Senhoritas, no qual participou da criação e na atuação de diversos espetáculos teatrais e intervenções literárias. Participou da direção da gravação de 6 CDs com leituras de textos musicados para a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo Futuro. Atuou como formadora em projetos de educação integral, na cidade de São Paulo e São Bernardo do Campo. Ministrou oficinas de narração de histórias para docentes, agentes de salas de leitura e bibliotecários, em instituições e congressos de educação pelo País.
Lari Finocchiaro é cantora, compositora e professora de canto. Possui formação em Canto popular, pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí. Participou do projeto e gravação do CD Prisma, no qual interpretou composições suas em parceria com o violonista Bruno Conde. Já dividiu o palco com os cantores Celso Lago e Renato Braz.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.