Divulgação
Divulgação

Corpo Artesão: Oficina de Dança-Teatro

Com Ederson Lopes e Mirtes Calheiros

Rio Preto

Duração: 120 minutos

18

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Expressão Corporal 2

Data e horário

De 15/10 a 15/10

Sábado

Dia 15, das 10h às 12h

Divulgação
Divulgação

Nessa oficina será compartilhada com os participantes algumas dinâmicas de treinamento, pesquisa e criação da Cia. Artesãos do Corpo. A premissa da oficina é corpo-sensível. O participante será estimulado a criar movimentos, cenas e composições a partir dessa abordagem mais sutil e interna. Propostas da yoga, do seitai-ho e da dança contemporânea serão as bases da oficina.

Voltada para interessados em geral e para estudantes das artes do corpo e da cena.

Mirtes Calheiros

Criadora, diretora e intérprete da Cia. Artesãos do Corpo. Bailarina e pesquisadora do movimento, professora de dança teatro. Socióloga, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP. Dirige a Cia. Artesãos do Corpo / Dança-Teatro e o Estúdio Artesãos do Corpo, onde desenvolve um estilo de criação e direção baseadas na promoção do intérprete, na criação a partir do improviso e em cenas baseadas na eloquência do corpo.

Diretora artística do Festival Internacional de dança em paisagens urbanas – Visões Urbanas – dança em paisagens urbanas, uma iniciativa do Estúdio Artesãos do Corpo que integra a rede internacional de festivais de dança em espaços públicos – CQD “Cidades que Dançam” – Em doze edições (2006 – 2019) o festival programou companhia e bailarinos de São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé, Belo Horizonte, Uberlândia, Portugal, Uruguai, Argentina, Cuba, Espanha, Bélgica, Alemanha, Turquia, EUA, Inglaterra, Itália, França Japão, Moçambique, Ucrânia.

Integra o “Kinyokai”, grupo de estudos sobre a cultura japonesa coordenado pela professora Michiko Okano (Unifesp/USP). Ministrou oficinas e workshops em diversos festivais no Brasil, EUA e Portugal difundindo a pesquisa de linguagem desenvolvida pela companhia focada na promoção do intérprete e na diluição das fronteiras das artes cênicas.

Ederson Lopes

Bailarino, intérprete da Cia. Artesãos do Corpo desde 1999 , artista da dança, pesquisador do movimento, instrutor de hatha-yoga. Graduado em artes visuais – performance/licenciatura. Produtor cultural e pesquisador com foco na dança contemporânea e arte urbana. Desde 1999 produz os projetos da Cia. Artesãos do Corpo / Dança-Teatro. Desenvolveu e produziu diversos projetos de criação, circulação, pesquisa e difusão no âmbito federal, estadual e municipal. Idealizador, curador e diretor de produção do “Visões Urbanas – festival internacional de dança em paisagens urbanas”. Visões Urbanas integra a rede internacional CQD – Cidades que Dançam.

Integra o “Kinyokai”, grupo de estudos sobre a cultura japonesa coordenado pela professora Michiko Okano (Unifesp/USP).

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.